Prefeitos e secretários de educação da região participam em Patos de Minas de palestra sobre o “Programa de Intervenção Pedagógica”
Secretários de educação, prefeitos e educadores participaram na manhã desta Quinta-Feira (17/01) na cidade de Patos de Minas de reunião sobre a adesão da Secretaria de Educação ao Programa de Intervenção Pedagógica (PIP). O evento aconteceu na Superintendência Regional de Ensino e reuniu dezenas de pessoas relacionadas ao assunto. Entre os participantes estavam o prefeito de Lagoa Formosa e de Tiros.
De acordo com a Superintendente Regional de Ensino, Susie Pereira, o programa existe desde o ano de 2007 na rede estadual e tem como objetivo alfabetizar 100% das crianças de até 08 anos de idade, ou seja, alunos até o 3º ano de escolaridade. Segundo ela o “PIP” foi bem sucedido no Estado de Minas Gerais, inclusive, sendo modelo para outros estados e até no exterior.
Susie explica que “em 2006 apenas 48,6% dos alunos do Estado de Minas se encontravam no nível recomendável de alfabetização e letramento. Já em 2011 houve um avanço de 83% dos alunos que atingiram esse nível”, concluiu a superintendente de educação. Os participantes da reunião tiveram a oportunidade de conhecer através de gráficos o avanço do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP). Eles também ficaram sabendo sobre as metas do governo estadual para o programa nos próximos anos.
A proposta do governo é levar o programa às escolas da rede pública, através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria Municipal de Educação. A intenção e trabalhar com os alunos de acordo com a capacidade de cada um. O incentivo se estende também aos professores através de apoio aos especialistas em educação básica no processo de intervenção pedagógica, com foco na sala de aula e no desempenho dos alunos para garantir a alfabetização no tempo certo.
A SEE e a SRE através de material didático pedagógico, visitas de especialistas nos assuntos relacionados ao programa, para garantir assim o cumprimento da meta de ter toda criança matriculada lendo e escrevendo até os oito anos de idade. Mas para isso cada município deverá aderir a expansão do PIP/AIC para os municípios formando equipes pedagógicas na Secretaria Municipal de Educação. Para o Superintendente Susie Pereira, o avanço alcançado com o programa evidencia o sucesso do PIP.
Fonte: Matéria e fotos: Vanderlei Gontijo