PROCON notifica posto que praticou aumento abusivo no preço dos combustíveis em Patos de Minas

Ao menos um posto em Patos de Minas foi notificado

Notícias | Economia

25 Maio, 2018

0

PROCON notifica posto que praticou aumento abusivo no preço dos combustíveis em Patos de Minas


Uma recomendação conjunta do PROCON estadual e municipal notificou um posto de combustíveis, por prática abusiva de preços. Os órgãos defesa do consumidor receberam diversas denúncias e constataram aumento desproporcional no preço da gasolina, sem uma justificativa prévia; prática que é vedada pelo Código de Defesa do Consumidor. “Nós estamos com cupons fiscais que comprovam a prática de um preço na parte da manhã, do dia 23 de maio, e outro que com outro valor no mesmo dia, porém no período da noite. E nós do PROCON verificamos que não há justificativa para aumentar os preços, uma vez que o combustível comercializado já estava estocado”, explicou o Promotor de Justiça e coordenador do PROCON estadual José Carlos de Oliveira Campos Júnior.

A ação só foi possível por conta das denúncias dos consumidores, conforme explicou o Coordenador Municipal do PROCON, Rafael Godinho Nogueira. “É importante que os consumidores nos ajudem neste momento e exigiram comprovantes, fotografem as placas com os preços irregulares e mais: entregue pra gente e protocole denúncia”, disse em entrevista. O Promotor José Carlos explicou também que os consumidores que foram lesados podem ingressar com ação e exigir o ressarcimento dos valores cobrados indevidamente. “Há possibilidade de uma ação coletiva, mas o consumidor que quiser acionar o PROCON e a justiça para receber a diferença cobrada indevidamente ele também pode”, disse.

Os preços da gasolina começaram a subir, de forma ilegal, na noite de quarta-feira, quando começou a se especular uma possível falta de combustíveis na cidade. O PROCON, inclusive, investigará se de fato os produtos acabaram, ou se os donos de postos estão apenas segurando o produto e esperando momentos de alta para liberar os combustíveis. Até o momento diversos postos estão sem gasolina e sem previsão de reabastecimento.

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)