Projeto Sanitaristas Mirins é lançado na Escola Municipal Quinzinho Souto de Lima em Monjolinho

Ação tem como objetivo colaborar na formação de futuros produtores rurais e consumidores conscientes.

Notícias | Educação

13 Março, 2024

1

 Projeto Sanitaristas Mirins é lançado na Escola Municipal Quinzinho Souto de Lima em Monjolinho


Foi lançado nesta segunda-feira (11/3) na Escola Municipal “Quinzinho Souto de Lima”, no Distrito de Monjolinho, no município de Lagoa Formosa, o Projeto Sanitaristas Mirins. A ação em parceria com o IMA e alunos do curso Técnico em Agronegócio da Escola Nossa Senhora da Piedade, tem como meta descobrir a agropecuária e todos os seus meios. A diretora da escola, Camila Santana, conversou com nossa reportagem e explicou o que se espera atingir com a proposta (vídeo).



A abertura da solenidade foi feita pelo prefeito do município, Edson Machado de Andrade “Didi”. “Além de tudo é um projeto que pode dar mais segurança para nossas crianças aqui da região, aqui de Lagoa Formosa. [...] Às vezes a gente imagina que são crianças e não sabem o que quer, mas podem ter certeza que isto está sendo gravado na memória de cada um deles”, disse o prefeito (vídeo).



Ainda, de acordo com a chefe do escritório seccional do IMA em Lagoa Formosa, Fernanda Soares, a ação envolve prefeituras e secretarias municipais de educação de Minas Gerais, sindicatos rurais, associações, cooperativas e outros institutos, que se firmam cada vez mais com a execução do Sanitaristas Mirins. O Projeto conta também com a colaboração dos alunos do 3º ano Técnico em Agronegócio da Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade (vídeo).


O Sanitaristas Mirins conta com a distribuição de um livro exclusivo, ilustrado e que recebeu a chancela da Secretaria de Educação do estado de Minas Gerais como livro didático-pedagógico de qualidade.

 

Um universo de mais de 110 mil alunos e professores, em mais de 1.000 Escolas Estaduais e Municipais, já foram contemplados com atividades do Projeto Sanitaristas Mirins, nas 20 Coordenadorias Regionais, no período de 2003 a 2023.


O projeto prevê que os estudantes são importantes aliados para o desenvolvimento rural sustentável, uma vez que só com o processo de educação é possível formar profissionais e cidadãos capazes de compreender o ambiente em que vivem e assim, contribuir para o bem-estar da sociedade. Além disso, crianças e jovens que moram na zona rural possuem interesse e condições de entender a realidade do setor agropecuário, já que os conteúdos do projeto falam de um ambiente que elas conhecem, o que facilita ainda mais o entendimento das informações recebidas.


Na Escola Municipal na Escola Municipal “Quinzinho Souto de Lima” o Sanitaristas Mirins irá beneficiar os alunos do 4º e 5ª anos do ensino fundamental.

Por Vanderlei Gontijo com informações do IMA

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (34)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(1)

  • MARIA HELENA

    Parabéns pelo projeto e a todos envolvidos em especial minha filha Camila, estou orgulhosa ??


    13/03/2024 18:50

    Responder