Promotor da Infância e Juventude realiza palestra “Uma causa a favor da vida” na Escola Estadual Marcolino de Barros
O Promotor da Infância e Juventude, Dr. Paulo Henrique Delicole, realizou na manhã da última terça-feira (27/08), na Escola Estadual Marcolino de Barros, uma palestra denominada “Uma causa a favor da vida”. O tema abordado foi sobre Combate às drogas. O encontro foi aberto aos pais, professores e alunos da escola e contou também com a participação de um ex-presidiário, que deu seu testemunho de vida.
Segundo o Promotor de Justiça, a reunião debateu um sério problema que a sociedade vem enfrentando o qual engloba também a área da infância e juventude. Disse ainda que está à disposição das instituições e da sociedade para juntos combater as drogas. Para Paulo Henrique, a participação de ex-presidiários é de grande importância para essa campanha, pois eles se tornam soldados nesse combate.
Em seu discurso, o Promotor ressaltou para o público presente a importância da prevenção ao uso de drogas e a conscientização sobre os problemas envolvidos na utilização de entorpecentes. De acordo com ele, o problema consiste na propaganda enganosa de que maconha não prejudica ninguém. Esta informação equivocada é que faz com que os jovens busquem cada vez mais cedo substâncias ou remédios para lidar com as dificuldades da vida adulta.
Os professores também tiveram oportunidade de falar durante a reunião; eles relataram que por inúmeras vezes viram-se em situações complicadas com alunos que sofrem ou presenciam violência em sua família e que a escola, muitas vezes, serve como um refúgio. Sobretudo, de acordo com a direção da escola, esse quadro tem mudado após a implantação do projeto.
Finalizando a reunião, o Promotor abriu espaço para dúvidas de pais e professores. Ele enfatizou a importância do evento e colocou-se à disposição para parcerias futuras. As apresentações, bem como a presença do público foram avaliadas de forma positiva pelos organizadores.
Fotos: Jota Reis
Fonte: Débora Araujo