Reforço Escolar retorna em formatos presencial e remoto
Em uma semana, professor fará atendimentos aos estudantes na unidade, e, na semana seguinte, na modalidade a distância
A Secretaria
de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) autorizou que as
atividades do Reforço Escolar desenvolvidas pelas escolas estaduais sejam
realizadas, também, no formato presencial. A retomada das atividades
presenciais da iniciativa acontecerá de forma segura e facultativa.
Atualmente, o projeto é desenvolvida por 1.380 unidades de ensino.
“A possibilidade de retorno presencial
traz um grande potencial de aumento da aprendizagem dos estudantes. A interação
presencial com o professor é insubstituível. Com a melhora do cenário
pandêmico, estamos potencializando esse atendimento. Os estudantes que
participam do reforço são aqueles que encontraram maior desafio de adaptação ao
ensino remoto, que ainda estão com dificuldade em fazer devolutiva do Plano de
Estudo Tutorado (PET) e que não foram bem nas avaliações. Então, a retomada,
essa ida até a escola, é essencial para melhoria da aprendizagem desses
estudantes”, afirma a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG,
Esther Barbosa.
Adesão
As atividades presenciais de Reforço Escolar ocorrerão em semanas alternadas.
Em uma semana, o professor atenderá presencialmente aos estudantes, e, na
seguinte, o atendimento permanecerá de forma remota, por meio do aplicativo
Conexão Escola, no 6º horário ou no contraturno. Nas atividades presenciais, as
turmas deverão ser organizadas, considerando-se o distanciamento previsto no
protocolo sanitário da Secretaria de
Estado de Saúde (SES-MG).
A retomada das atividades do Reforço Escolar de forma presencial será realizada
por adesão, ou seja, não será obrigatória, cabendo aos responsáveis pelo
estudante optar por sua presença na escola ou por permanecer apenas no remoto.
Os professores do Reforço Escolar deverão planejar aulas com atividades
diferenciadas, a partir das habilidades foco do Currículo Referência de Minas
Gerais (CRMG) e do Currículo Básico Comum (CBC) para o Ensino Médio, com uso de
estratégias que valorizem os saberes e potencialidades dos estudantes em seus
diferentes ritmos de aprendizado.
Público
No segundo semestre deste ano, o Reforço Escolar é direcionado aos alunos da
rede estadual de ensino que estão no 6º ou 9º ano do ensino fundamental e no
ensino médio e que estão em progressão continuada; apresentaram aproveitamento
inferior a 60% em Língua Portuguesa e Matemática no primeiro bimestre; ou
desistiram da escolarização no ano passado, mas voltaram este ano na campanha
de Busca Ativa.
São ministradas aulas voltadas para os conteúdos de Língua Portuguesa e
Matemática. Cada escola poderá organizar a melhor forma de disponibilizar as
aulas. Nos casos em que o estudante não tiver acesso à internet, a escola
disponibiliza as atividades preparadas pelo professor de forma impressa.
Retomada
presencial
Para que o retorno ocorra com toda segurança que o momento exige, todas as
escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor
da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários,
com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e
produtos de higiene e limpeza. A retomada das atividades presenciais está
autorizada nos municípios em que a prefeitura não apresentou nenhuma restrição.
Dessa forma, a rede estadual está funcionando em ensino híbrido, ou seja, há
alternância entre o atendimento presencial e o remoto. As atividades
pedagógicas presenciais são ministradas com o objetivo de fortalecer a
aprendizagem de acordo com a necessidade da turma.
O Regime de Estudo não Presencial continua sendo ofertado, com aos Planos de
Estudos Tutorados (PETs), as teleaulas do programa Se Liga na Educação e o
aplicativo Conexão. A carga horária e frequência dos estudantes seguem
contabilizadas por meio dos PETs e das atividades complementares elaboradas
pelo professor.
Fonte: Agência Minas