Representante do IFTM define os cursos que serão implantados em Patos de Minas
O diretor do Campus Patos de Minas do IFTM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Weverson Silva Morais, estará em Patos de Minas, nesta quinta-feira (27/09) às 16h00 para uma reunião com a Secretária Municipal de Educação, Maria Aparecida Braz Pereria.
O objetivo do encontro é discutir quais cursos vão funcionar na cidade a partir do ano que vem e quais serão as formas de definição dos mesmos.
O IFTM já é uma realidade em Patos de Minas. Segundo informações, o Instituto já adquiriu um prédio para seu funcionamento. Trata-se do antigo SESPA - onde funcionou a Faculdade de Psicologia e Ciências da Saúde, comandada pela empresária da Educação, Terezinha de Deus Fonseca.
Com a visita, espera-se concluir a 3ª fase de implantação do Campus de Patos de Minas. A primeira aconteceu com a apresentação para a cidade do Projeto do IFTM em 1º de dezembro de 2011. Naquela oportunidade, autoridades civis e militares, representantes de entidades organizadas, além de contar com a presença de pessoas ligadas à educação e alunos de escolas públicas e privadas tomaram conhecimento de como vai funcionar o IFTM na cidade.
A apresentação foi feita pela diretora de implantação do campus Patos de Minas, Profª Zilda Corrêa de Lacerda que mostrou as opções de cursos para a cidade, depois da apresentação de um vídeo institucional que trouxe para o público, depoimentos de alunos dos diversos campi do Instituto.
Ela ressaltou que a implantação do IFTM é uma conquista para a cidade, já que oferece cursos gratuitos nas mais diversas modalidades. “Temos uma gama muito grande de cursos que serão implantados de acordo com a realidade local. Na nossa experiência, iremos ouvir alunos e empresários para saber quais os cursos deveremos montar na cidade”- esclareceu a professora. Também nesta fase, o reitor do IFTM, prof. Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira ressaltou que o Instituto chega à cidade depois de um esforço conjunto de políticos da região e como um dos maiores e mais fortes do governo federal.
Em sua gestão, cerca de 400 pólos educacionais foram abertos. Ele também informou aos presentes que serão disponibilizadas para o campus de Patos de Minas, 60 vagas para professores e 50 vagas administrativas. “Para a construção da sede na cidade foi liberada uma verba de R$ 3.500.00,00 (três milhões e quinhentos mil reais) para este ano, e a mesma quantia para o ano de 2012, totalizando uma verba de R$ 7.000.000,00 (sete milhões de reais) destinados ao IFTM Patos de Minas” – comentou na ocasião.
De acordo com a Diretora de Implantação do campus Patos de Minas, Professora Zilda Correa de Lacerda, a intenção neste primeiro momento é instalar na cidade cursos técnicos em uma ou duas modalidades a serem escolhidas após a pesquisa de campo Após dois anos, o IFTM pretende oferecer cursos de graduação e pós-graduação.
A 2ª fase de implantação aconteceu com a negociação do local onde irá funcionar o campus, processo de aquisição e estruturação. A escolha do local para instalação da instituição está sendo conduzida pelo próprio instituto.
Já esta 3ª fase, que será definida nesta quinta tratará da definição da grade curricular dos cursos que serão ofertados na cidade e a forma de escolher as opções como consulta pública.
Redação: Sergio Tavares
Fotos: Aislan Henrique
Fonte: Redação:Sérgio Tavares(Clube Notícias)/Fotos: Aislan Henrique