Sebrae passa a oferecer atendimento gratuito também a distância
Mais de 50 mil pequenos negócios mineiros serão atendidos pelo
Programa Sebrae na sua Empresa até dezembro. Em 2021, além do
atendimento presencial, os donos dos empreendimentos também poderão optar por
receber as orientações a distância pela internet ou por telefone.
“Com o agravamento da pandemia e para respeitar as medidas restritivas
adotas por alguns municípios, estamos nos adaptando para aproximar ainda mais
dos pequenos negócios neste momento crítico. Vamos identificar as necessidades
de cada negócio e apresentar soluções para melhorar a gestão das empresas e
ajudar os donos de negócios a atravessarem esse período de incertezas”, explica
o diretor de Operações do Sebrae Minas, Marden Magalhães.
O Sebrae na sua Empresa é um atendimento gratuito e
personalizado. Podem participar do programa pequenos negócios – que
faturam até R$ 4,8 milhões por ano - com CNPJ, como Micro e Pequenas Empresas
(MPE) e Microempreendedores Individuais (MEI), de todos os segmentos, exceto
produtores rurais e artesãos.
Serão atendidos, empreendimentos que já participaram do programa em anos
anteriores, empresas indicadas por parceiros como associações comerciais,
câmaras lojistas, sindicatos, cooperativas, entre outras entidades locais. Além
disso, donos de pequenos negócios também poderão acessar o site www.sebraemg.com.br e
o formulário digital e manifestar o interesse em receber o
atendimento personalizado. O empresário/empreendedor poderá optar pelo
atendimento presencial (desde que liberados por decretos municipais) ou à
distância (por telefone ou chamadas de vídeo).
Durante a conversa, um especialista do Sebrae Minas identifica os
desafios e as dificuldades relacionadas à gestão de cada empresa e orienta o
cliente sobre as possíveis soluções. Em seguida, os donos dos empreendimentos
recebem, por meio de mensagem de WhatsApp ou e-mail, o relatório do seu
atendimento com as indicações de conteúdos, ferramentas e materiais
direcionados para a solução dos desafios tratados.
“Em decorrência da pandemia, tivemos que alterar a metodologia do
programa. Porém, o propósito do Sebrae na sua Empresa continua o mesmo de
identificar possibilidades de melhorias e oferecer orientação de qualidade e
soluções adequadas à realidade de cada empresa. Agora, mais do que nunca, essas
informações serão de extrema importância para a sobrevivência de muitos empreendimentos”,
justifica Magalhães.
Mais personalizado
Entre 2010 e 2020, mais de 600 mil pequenos negócios mineiros foram
atendidos pelo Sebrae na sua Empresa. Ao logo desses anos, o
programa teve que ser adaptado às mudanças do mercado e a evolução tecnológica,
principalmente, em relação a abordagem de teorias e práticas e a
disponibilização desses conteúdos para o ambiente digital.
Em 2017, foram criados encartes temáticos com dicas de gestão
específicas para as atividades de alimentação fora do lar, açougue,
minimercado, loja de autopeças, oficina mecânica, salão de beleza, varejo da
moda, loja de material de construção, farmácia, padaria e mercado pet.
Já em 2021, novas temáticas foram desenvolvidas em oito áreas onde se
concentram as maiores dificuldades e necessidades dos pequenos negócios:
finanças; acesso a crédito; estratégia e gestão; liderança e pessoas; marketing
e vendas; leis, impostos + MEI; e marketing digital e inovação, além do
material de marketing e relacionamento, que foi atualizado neste contexto de
pandemia.
“A cada ano, além da atualização do conteúdo, estamos mais atentos às
dificuldades e particularidades de cada empreendimento. Queremos facilitar o
acesso às informações e sermos cada vez mais assertivos em oferecer orientações
que realmente fazem sentindo para cada negócio”, contextualiza o diretor de
Operações do Sebrae Minas, Marden Magalhães.
Redação: Clube notícia