Término de reforma da Catedral de Patos de Minas tem previsão para ano de 2018

Notícias | Mundo

21 Julho, 2017

0

Término de reforma da Catedral de Patos de Minas tem previsão para ano de 2018


As obras da Catedral, que começaram em maio de 2014, já receberam 1,5 milhão em investimentos, e possivelmente, será concluída no próximo ano. Banheiros para o público foram construídos, um novo sistema de ar condicionado foi instalado, a antiga calçada foi substituida por uma nova, coqueiros foram plantados ao redor da praça e, uma grande novidade para os fieis: o sistema de placas fotovoltaicas.
Essas placas dão autossuficiência energética para a Catedral - que passa a não mais depender da distribuição de energia vinda da Cemig. Elas captam o calor do Sol, convertendo-o em eletricidade durante o dia, e o que for armazenado, é destinado para a noite, garantindo o uso da paróquia ao longo de qualquer período do dia: matinal, vespertino e noturno, tornando-se no entanto, um gasto a menos.

Idelma Antunes, que é uma das responsáveis na coordenação da obra, contou que essas mudanças foram extremamente necessárias: a última reforma que havia sido feita, foi entre os anos de 1998 e 1999, ou seja, há quase duas décadas. O pároco, Padre Sebastião Reis, afirma que são os fieis que fazem a igreja existir, e que não há nada mais justo que atender pedidos referentes á melhorias da paróquia.

Todos os reparos foram realizados com recursos arrecadados pela própria Catedral, através de doações, feiras e festas do padroeiro Santo Antônio. Segundo o engenheiro responsável pela obra, Wilton Queiroz, a fase atual do empreendimento é o de finalização da pintura e de acabamentos finais. E para chegar a tal estágio, o trabalho foi praticamente todo pautado  na restauração do ambiente, “Até porque, nós não podemos fugir das características principais da Catedral. Portanto tudo que foi feito foi aprovado pelo patrimônio e pela população, que contribuiu para a realização dos trabalhos.", afirma o engenheiro. 

A importância de aliar a preservação do patrimônio tombado com a reforma, e a disponibilização de recursos positivos para aqueles que frequentam a igreja, foi um ponto importante considerado por Wilton.

Fonte: Patos já

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (9)

COMENTÁRIOS (0)