Um milhão de litros de leite está sendo desperdiçado por dia, diz presidente da COOPATOS

Com a greve dos caminhoneiros que chega ao nono dia, a estimativa é de uma regressão negativa na cadeia produtiva de pelo menos dois anos

Notícias | Economia

29 Maio, 2018

0

Um milhão de litros de leite está sendo desperdiçado por dia, diz presidente da COOPATOS


Com a greve dos caminhoneiros que está na segunda semana, muitos prejuízos vem sendo contabilizados. Entre eles o da cadeia produtiva do leite, que segundo o presidente da Coopatos, José Francelino, tem impactado negativamente no setor e representará a longo prazo reflexos sem precedentes para a economia regional.

De acordo com o presidente da cooperativa, cerca de um milhão de litros de leite tem sido jogado fora diariamente, o imenso prejuízo é contabilizado como resultado das paralisações nas rodovias nestes últimos 9 dias. José Francelino explica que toda a cadeia produtiva ligada ao agronegócio sofre com as graves implicações, do que ele classificou como sendo um momento tenso e complexo.

O presidente da Coopatos falou ainda que não julga se estão certas ou erradas as razões dos protestos dos caminhoneiros, mas lamentou que a situação tenha chegado a este ponto. " Não julgo as razões, mas o que não pode é um grupo de pessoas parar os destinos de toda a população com os desabastecimentos que causaram o caos", completou. Outra afirmação, é de que o setor deve levar pelo menos dois anos para se recuperar.

Para José Francelino, muitos ainda não entenderam o tamanho do problema que foi criado para a economia, e que um esforço a longo prazo e redobrado, deverá ser implementado para a retomada dos negócios, diante do enorme prejuízo financeiro. Ele lembra ainda que a conta de tudo isso será dividida entre os cidadãos. "A pecuária leiteira sofre com isso um retrocesso que irá refletir no mercado, inclusive com alta nos preços dos produtos".

Fonte: Patos já

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)