UNIPAM divulga STARTUPS escolhidas no programa de pré-aceleração
O Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios (oCEANo), a Farol Incubadora de Empresas e o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) divulgaram na última quinta-feira (30), os sete projetos selecionados da 2ª edição do Programa de Pré-Aceleração.
Na oportunidade, a coordenadora do OceanO, professora Paula Teixeira, falou sobre as novidades do programa e como ele irá funcionar. Em seguida, o vice-Reitor do UNIPAM e Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Fagner Oliveira, ressaltou a importância do Programa de Pré-Aceleração. Posteriormente, os representantes das startups selecionadas “O dom de ser livre”, “Optimize automation”, “Metativa”, “Petship”, “Read”, “Sigma” e “Wantuagro”, apresentaram um pitch de um minuto sobre sua startup. Para finalizar, o empresário Rony Chung, falou para os participantes sobre empreendedorismo e contou sua trajetória na empresa Recruta Simples, de São Paulo (SP).
De acordo com a coordenadora do OceanO, professora Paula Teixeira, o programa vem com intuito de transformar ideias, em produtos que solucionarão problemas de mercado. “Aceleração é um nome que a gente dá para um processo rápido onde tiramos literalmente uma ideia do papel. Se você pensa que uma ideia pode resolver uma ‘dor grande’, que existe um cliente querendo muito o produto para resolver um problema, em no máximo seis meses, nós pegamos essa ideia e a transformamos em um produto ou em uma empresa”, afirmou Paula Teixeira.
O Designer, Cristiano Gallina, da startup Metativa, afirma que está animado com o projeto e com sua ideia. “Nós estamos numa expectativa muito grande, pois é o primeiro processo de aceleração que nós vamos participar. A nossa ideia consiste na produção de modelos tridimensionais voltados a área educacional, aliados a tecnologia, por meio do princípio da metodologia ativa”, afirmou Crisitiano Gallina.
Segundo Yure Teófilo, aluno do 2º período de Administração, que também teve sua ideia selecionada no Programa de Pré-Aceleração, com a startup Read, explica em que consiste seu projeto. “Nossa ideia é para aquelas pessoas que leem um livro, para que elas possam se comunicar com outras pessoas que também o leem, que elas possam conviver entre si. Por exemplo, se ela tiver livros guardados em casa, ela pode vender esses livros para outra pessoa e ter um lucro com as vendas”, explicou Yure Teófilo.
De acordo com o professor Fagner Oliveira, o Programa de Pré-Aceleração é uma oportunidade única para os participantes. “É um processo que todos crescem muito e existe a possibilidade real de um dos negócios que passam por esse programa se transformarem em um negócio maior, de gerar emprego e renda não só na nossa região, mas também com expectativa de fazer um negócio que possa atender o país inteiro, com soluções que possam ser utilizadas até fora do país”, afirmou Fagner Oliveira.
Para Rony Chung, da empresa Recruta Simples, de São Paulo, o empreendedorismo é uma ferramenta de crescimento para o Brasil. “Acredito que existe muita coisa no Brasil que pode melhorar e passando nas mãos dos empreendedores eles poderão fazer as grandes mudanças necessárias nesse país”, explicou Rony Chung.
Vale ressaltar que o Programa de Pré-Aceleração acontece semestralmente.
Fonte: ASCOM UNIPAM
Fonte: Vanderlei Gontijo