UNIPAM participa da operação “Onça Cabocla” do Projeto Rondon
Alunos e professores da instituição desenvolvem oficinas para a comunidade dos municípios de Guaraciama (MG) e Olhos D’Água (MG)
O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) participa, de 13 a 24 de janeiro, da operação “Onça Cabocla”, desenvolvida no Projeto Rondon. Essa é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa (MD), que objetiva contribuir com o desenvolvimento da cidadania, empregar soluções sustentáveis para a inclusão social e reduzir desigualdades regionais, tendo vista o fortalecimento da soberania nacional. A iniciativa conta com o apoio dos militares do Exército Brasileiro (EB).
Na ocasião, 16 instituições de ensino superior do estado de Minas Gerais e de São Paulo desenvolvem atividades nos municípios de Brasília de Minas, Coração de Jesus, Glaucilândia, Guaraciama, Itacambira, Japonvar, Jequitaí, Juramento, Olhos D’Água, São João da Lagoa, São João da Ponte e São João do Pacuí.
Alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, de Enfermagem, de Farmácia, de Medicina, de Medicina Veterinária, de Odontologia, de Pedagogia e de Psicologia, acompanhados pelos professores Adriane Silvério, Elcio Moreira, Fernando Braga e Rodrigo Versiani, desenvolvem atividades em Guaraciama (MG) e Olhos D’Água (MG). A equipe participa do Conjunto A, no qual estão sendo desenvolvidas oficinas nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. O intuito é fortalecer os laços comunitários, promover o aprendizado e celebrar a riqueza cultural que une os participantes do projeto e a comunidade participante.
O Projeto Rondon conta ainda com os conjuntos B e C, na qual são desenvolvidas atividades nas áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho; Cobertura Jornalística e Produção de conteúdo.
De acordo com o Ministério da Defesa, o
Projeto Rondon realizou 91 operações, entre 2005 e 2023. Foram capacitados
25.127 rondonistas entre professores e estudantes universitários. Além disso,
mais de dois milhões de multiplicadores de conhecimento foram formados, tais
como: produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais.
Fonte: UNIPAM