UNIPAM realiza terceira edição do Engenhando Ideias em Patos de Minas
Alunos e professores do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) participaram na noite desta segunda feira (09), da 3ª edição do Simpósio Acadêmico Engenhando Ideias, realizado no Ginásio da instituição.
Segundo o professor Célio Adriano, o evento tem como objetivo, expor os resultados dos Projetos Integradores da Engenharia de Produção, de modo que o conhecimento possa ser propagado, proporcionando a construção de novos cenários, através da inovação.
Durante o simpósio, foram divulgados os trabalhos dos alunos dos 2°, 4°e 8° períodos. Os alunos do 2º período desenvolveram protótipos, baseados em invenções do italiano Leonardo da Vinci. A ponte giratória, o criptex, o aparato de andar sobre a água, o canhão de três canos, o parafuso aéreo e o guindaste foram alguns dos projetos apesentados.
A aluna Bruna Alves, integrante do grupo que apresentou a ponte giratória, conceituou a ponte como um invento da era medieval, criada com o intuito de impedir a passagem de inimigos. De acordo com a aluna, existem três pontes giratórias no mundo, visto que uma delas se encontra no Brasil.
Os alunos do 4º período desenvolveram projetos e produtos com base no tema inovação e sustentabilidade. O Queijo Fitness, Biscoito (Uma nova ideia, um novo sabor), Aplicativo para padarias, Captação e reutilização de água da chuva, o Biodigestor e o Queijo tipo Ricota com sabor e grãos e cereais, foram alguns dos trabalhos apresentados por eles.
Segundo o aluno Éder Júnior Rodrigues, integrante do Projeto de captação e reutilização da água da chuva, o sistema de captação da água funciona através da calha colocada no telhado do imóvel, que em seguida passa por um filtro, posteriormente é encaminhada para o reservatório, que após ser “tratada” é bombeada novamente para caixa interna do imóvel. Segundo Éder Rodrigo, a ideia é de que essa água reaproveitada seja destinada a fins não potáveis como a descarga, lavagem de pisos e automóveis, etc. “Esse é um sistema que permite economizar água, reduzindo consideravelmente o consumo e com um baixo custo de investimento”, explica Éder Rodrigues.
A inovação foi o assunto abordado pelo palestrante e administrador de empresas, Durval Fukuda. Ele definiu a inovação como a fusão da criatividade, da originalidade e da paixão, com a demanda de mercado.
A empresária Nisair Maria Vaz, que esteve presente no evento, elogiou as ideias, a metodologia e a organização dos alunos. Nizair alegou que o diferencial é a ousadia, que de nada adianta a ideia, se não tiver a ousadia para fazê-las sair do papel.
Fonte: Ascom Unipam / Autoria: Dayane Nascimento
Fonte: Chris Vieira