URT de Patos de Minas e times do interior já trabalham visando o início do campeonato mineiro de 2017

Esportes | URT

27 Dezembro, 2016

0

URT de Patos de Minas e times do interior já trabalham visando o início do campeonato mineiro de 2017


Enquanto os grandes clubes estão fazendo contratações pontuais, os pequenos trabalham forte para iniciar o Campeonato Mineiro mais preparados para os desafios que os aguardam. O Superesportes fez um guia para mostrar como caminham as equipes do interior que disputarão o Estadual. 

E são muitas as curiosidades. De treinador que fez estágio com Guardiola a contratação de goleiro campeão brasileiro, passando por herdeiro de Pelé no comando de um dos postulantes.

AMÉRICA-TO

Classificação
A vaga na elite mineira veio com o vice-campeonato do Módulo II. No hexagonal final, o time de Teófilo Otoni fez 15 pontos, um a mais que Nacional de Muriaé, terceiro colocado, que permaneceu na Segundona.

Elenco
Poucos jogadores que participaram do Módulo II permaneceram no time. O meia Lucas Barata, destaque neste ano, será um dos expoentes do time no Estadual. Outro nome importante é o de Bruno Barros, lateral-esquerdo com passagens por América e Atlético.

Técnico
Marcelo Buarque, que já trabalhou na base do Flamengo, vai comandar o time no Campeonato Mineiro.

Curiosidade
Em entrevista ao site "Futebol Interior", o empresário Max Vianna disse que cedeu 17 atletas para o Dragão disputar o Campeonato Mineiro. O agente informou que vai bancar o salário dos jogadores. Essa foi a alternativa encontrada pelo time de Teófilo Otoni para viabilizar a participação no Estadual.
 ]

CALDENSE

 Campanha no último Mineiro
A Caldense terminou o último Estadual em quinto, garantindo continuidade na elite. O time de Poços de Caldas ainda disputou a Série D, mas caiu na segunda fase para o Anápolis, de Goiás.

Elenco
Muitos conhecidos da torcida permaneceram. São os casos de Neguete, Álvaro, Éwerton Maradona e Rafamar. Outros nomes importantes, como Cristiano, Rafael Estevam e Zambi, estão confirmados para 2017.

Técnico
Thiago Oliveira, técnico da equipe na Série D, continua no comando para o Campeonato Mineiro.

Curiosidade
O treinador da Caldense já fez estágio com Pep Guardiola, um dos maiores nomes do futebol na atualidade. O próprio clube divulgou em seu site oficial o treinamento de Thiago Oliveira com Guardiola. 
 

DEMOCRATA-GV

 Classificação
A vaga na elite mineira veio com o título do Módulo II. A equipe de Governador Valadares conquistou o caneco em um hexagonal final que contou com América-TO, Nacional de Muriaé, Uberaba, Mamoré e CAP.

Elenco
Do time campeão do Módulo II, nenhum jogador ficou em Valadares. Dentre os novos nomes, o que mais chama atenção é o do volante Glaydson, de 33 anos. Ele foi revelado nas categorias de base do clube, passou por Chapecoense e CRB-AL e agora volta ao Democrata.

Técnico
Quem vai comandar o time é o técnico Eugênio Souza, de 53 anos. Ele levou o time do Democrata ao título do Módulo II do Campeonato Mineiro de 2016.

Curiosidade
O Democrata foi buscar o goleiro Luiz Fernando, revelado pelo Corinthians, e que estava no Yangon United, de Myanmar. O país do sul da Ásia não tem nenhuma tradição no futebol.
 

TOMBENSE

Campanha no último Mineiro
O Tombense ficou em oitavo. A equipe mineira também está garantida na Série C do Brasileiro.

Elenco
O Gavião Carcará manteve a base. Dos jogadores confirmados para a temporada 2017, sete atletas estavam no elenco em 2016: os goleiros Darley, Victor Souza e Paulo Victor, os laterais Gedeilson e André Krobel e os zagueiros Wellington Carvalho e Gustavo, além do volante Matheus Lopes.

Técnico
Raul Cabral , ex-Avaí, substituiu Moacir Júnior no comando do Tombense. Ele tem apenas 35 anos. Passou pelas categorias de base de Grêmio, Figueirense e Avaí, além de comandar o time profissional do Mirassol.

Curiosidade
O Tombense manteve o atacante Daniel Amorim, de 27 anos, vice-artilheiro da Série C, com nove gols. Ele é um dos destaques do time para o Campeonato Mineiro.

TRICORDIANO

Campanha no último Mineiro
O Tricordiano chegou à última rodada do Campeonato Mineiro do ano passado precisando de uma vitória sobre o Atlético, no Independência, para não ser rebaixado ao Módulo II. A surpreendente vitória do time de Três Corações ocorreu: 4 a 2. O time terminou o último Estadual em sétimo.

Elenco
O time foi apresentado no dia 17 de dezembro, durante jogo beneficente no estádio Elias Arbex, em Três Corações. O presidente Gustavo Vinagre promete mais uma contratação de impacto até o dia 2 de janeiro.

Técnico
Quem vai comandar o time no Estadual é o ex-jogador e filho do rei Pelé, Edinho. Apresentado, ele se disse orgulhoso por poder trabalhar na cidade na qual o seu avô Dondinho jogou. Edinho começou a carreira de treinador em 2015. Passou por Mogi Mirim e Água Santa. 

Curiosidade
A grande estrela do time era para ser o atacante Carlinhos Bala. Ele, contudo, foi descartado após não se apresentar na data programada. O ex-jogador do Cruzeiro, de 37 anos, hoje percorre o interior do Brasil jogando em clubes pequenos, como o Potiguar de Mossoró (Rio Grande do Norte) e o Altos (Piauí).

TUPI

Campanha no último Mineiro
O último Estadual do Tupi foi decepcionante. O Galo Carijó ficou em nono. Na Série B, péssima campanha. O time de Juiz de Fora ficou na 18ª posição e foi rebaixado à Série C.
  
Elenco
Uma reformulação foi feita após o rebaixamento para a Série C no Brasileiro. O elenco será enxuto, formado por jogadores jovens. Os meias Ruan, do Cruzeiro, e Tiago André, do Fluminense, são algumas das apostas.

Técnico
Éder Bastos, 50 anos, foi jogador do Cruzeiro. Trabalhou como auxiliar de Ney Franco em clubes como Flamengo, Botafogo, Vitória, Coritiba e São Paulo, além da Seleção Brasileira Sub-20. Éder treinou o Valeriodoce e o CAP Uberlândia.

Curiosidade
No processo de reestruturação que vive o Tupi, o empresário Francis Melo tem papel preponderante. A presidente do clube, Myrian Fortuna, recorreu a ele para dar suporte neste momento de mudanças. Ele indicou o técnico Éder Bastos, o auxiliar Ricardo Leão e o diretor executivo Fabinho.

URT

Campanha no último Mineiro
O time de Patos de Minas fez uma campanha invejável. Ficou em terceiro na primeira fase, à frente do América. Nas semifinais, caiu para o Atlético empatando um jogo (2 a 2) e perdendo o outro (2 a 0).

Elenco
A URT vai formar um elenco com cerca de 30 jogadores. Seis que disputaram a Série D permanecem no time: os goleiros Pablo e Juninho, o zagueiro Luan Menegaz, o lateral Emerson, o volante Yan Gomes, e o meia Ian Augusto.

Técnico
Rodrigo Santana, de 34 anos, será o comandante da URT no Mineiro. Entre os destacados trabalhos, ele comandou o Juventus (São Paulo) de volta à Série A2 do Campeonato Paulista. 

Curiosidade
O ex-goleiro Juninho, com passagens por América, Cruzeiro e Atlético, estará na meta da URT no Estadual. Ele ganhou espaço no cenário nacional jogando no Galo de 2007 a 2009. Realizou 72 jogos e sofreu 80 gols.

UBERLÂNDIA

Campanha no último Mineiro
O time começou o Estadual muito bem, brigando pelas primeiras posições. O final quase foi trágico: o Uberlândia ficou uma posição acima da zona de rebaixamento.

Elenco
O Uberlândia pretende trabalhar a mescla de jogadores experientes e jovens da base. O jogador mais conhecido do elenco é o atacante Reinaldo Alagoano, ex-Cruzeiro.

Treinador
Paulo César Catanoce, de 51 anos, assumiu o comando para a disputa do Estadual. Ele tem história no clube. Conquistou o Módulo II do Campeonato Mineiro em 2015. Agora, ele tem o desafio de buscar voos mais altos.

Curiosidade
O ex-atacante do Cruzeiro Diego Clementino foi contratado para ser a estrela do time na disputa do Campeonato Mineiro. Ele, contudo, foi dispensado após duas semanas no clube. Isso porque exames médicos diagnosticaram problemas ósseos no jogador, que não teria tempo de se preparar para o Estadual.

VILLA NOVA

Campanha no último Mineiro
O Villa fez uma campanha mediana. Ficou em sexto, com 14 pontos. 

Elenco
Chama atenção no elenco do Villa os jogadores experientes com passagem por clubes mineiros. Na zaga, destaca-se Gladstone, ex-Cruzeiro e Juventus. Para o setor ofensivo, o Leão do Bonfim confirmou o retorno do armador Tchô.

Treinador 
O jovem Leston Júnior, de 38 anos, assumiu o comando do Leão para a disputa do Estadual. Ele já passou pela base de Cruzeiro e América. Em Minas, já treinou Guarani de Divinópolis e Tupi.

Curiosidade
Goleiro campeão brasileiro pelo Fluminense em 2010, Fernando Henrique promete fechar o gol do Villa Nova no Campeonato Mineiro. Antes de chegar ao time mineiro, o camisa 1 jogou por Fluminense, Ceará, América-RN, Inter de Lajes-RS e Remo.

Fonte: superesportes

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)