Patos 1
Terça, 23/05/2017

21:41

34 99793-4633

Encontro Técnico do Produtor Rural terá feira de animais do Pró-Genética/Pró-Fêmeas em Patos de Minas

Patos 1 - Encontro Técnico do Produtor Rural terá feira de animais do Pró-Genética/Pró-Fêmeas em Patos de Minas

O Encontro Técnico do Produtor Rural, que será realizado no Campo Experimental Sertãozinho da EPAMIG, em Patos de Minas, no próximo dia 25, terá feira do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética/Pró-Fêmeas) com vendas de animais da raça zebu. A feira é promovida por meio da parceria entre Secretaria de Estado da Agricultura (Seapa), EMATER, EPAMIG, IMA, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas. 

O Pró-Genética/Pró-Fêmeas vai disponibilizar cerca de dez touros nelores, puro sangue, com alto valor genético, de pecuaristas da região, além de dois touros e sete vacas gir leiteiro, do plantel com 68 anos de seleção, do Campo Experimental Getúlio Vargas, da EPAMIG, que participa do Programa Nacional de Melhoramento Genético do Gir leiteiro (PNMGL). O PNMGL é um trabalho de 30 anos de avaliação para desempenho em produção de leite, conduzido pela Embrapa, Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e ABCZ.

Há 59 anos, a EPAMIG realiza seus leilões e disponibiliza seus animais para o público da ExpoZebu, em Uberaba. Este ano, a empresa vai disponibilizar parte do seu plantel para o público de Patos de Minas, aproveitando o momento da Fenamilho.

De acordo com o presidente da empresa, Rui Verneque, será uma importante contribuição da EPAMIG para impactar a atividade leiteira regional. "São animais selecionados, com lactações aferidas e com controle oficial pela ABCZ. Todos com manejo a pasto, com uso de muito pouco concentrado e sem uso de qualquer produto químico para estimular a produção", explica Rui Verneque. Segundo ele, "é uma oportunidade para o produtor adquirir genética gir leiteira, tanto para produção de leite quanto para fazer cruzamentos, por meio de inseminação, com animais de raças europeias, principalmente o holandês, visando à produção do gado F1, ou seja, o holandês gir muito utilizado para se chegar ao ¾".

O pesquisador da EPAMIG, Leonardo Fernandes, informa que as vacas estão gestantes de touros provados e touros em testes de progênie. "São vacas de alto valor genético com comprovado potencial de produção leiteira. Os produtores terão a garantia de contar com um produto de qualidade para potencializar o seu trabalho de melhoramento e aumento de produção de leite", acrescenta.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Elhon Cruvinel, a feira é uma grande uma oportunidade para os produtores melhorarem a genética do seu rebanho com animais já testados. "Há vários meses trabalhamos neste projeto em prol da pecuária. Ficamos felizes por estarmos presentes neste trabalho pela melhoria da genética do nosso rebanho bovino, tanto de corte quanto de leite. Mais felizes ainda, com a união dos parceiros EPAMIG, Unipam, Emater, e ABCZ para a implantação do programa Prova de Ganho de Peso (PGP) do nelore, que será lançado durante este primeiro Encontro Técnico do Produtor Rural", ressalta.

Na opinião do produtor rural, João Paulo Rodrigues Ferreira, o Pró-Genética/Pró-Fêmeas é de suma importância para o melhoramento genético. "Graças ao programa, temos animais superiores, com maior ganho de peso, genética, raça, fertilidade e precocidade. Consequentemente, maior lucratividade para o pecuarista", diz.

A feira Pró-Genética/Pró-Fêmeas acontece durante o Encontro Técnico do Produtor Rural, das 13 às 17 horas. O Encontro, que faz parte da programação oficial da Fenamilho, é uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais, EPAMIG, Emater, Unipam e ABCZ.​
Vanderlei Gontijo
vanderlei@patos1.com.br
16/05/2016


COMENTÁRIOS

patos1@patos1.com.br

iTSITES Tecnologia