10ª caminhada cívica cultural e militar é realizada com sucesso na cidade de Lagoa Formosa em comemoração ao dia da independência

Regionais | Cultura

08 Setembro, 2016

0

10ª caminhada cívica cultural e militar é realizada com sucesso na cidade de Lagoa Formosa em comemoração ao dia da independência


A cidade de Lagoa Formosa realizou na tarde desta Quarta-Feira (07/09) uma caminhada cívica, militar e cultural em comemoração ao dia da Independência do Brasil. O evento aconteceu na orla da lagoa e contou com a participação de um grande público que prestigiou o ato. O desfile teve início às 16h00 e milhares de lagoenses deixaram suas residências para assistirem às apresentações. Polícia Militar, Bombeiros e as Escolas municipais e estaduais da cidade e município foram alguns dos órgãos que estiveram abrilhantando o desfile. A primeira agremiação a se apresentar foi a banda de música da 10ª região da Polícia Militar, juntamente com os representantes do pelotão de Lagoa Formosa.

A abertura da caminhada aconteceu com a presença de várias autoridades civis e militares, representantes da comunidade e outros municípios. Muitos ficaram emocionados com a qualidade das apresentações, a sensibilidade e a capacidade das escolas e agremiações em suas demonstrações. A 10º Caminhada Cívica e Cultural começou com a marcha dos militares. Seguiu com a participação das escolas de Lagoa Formosa, Patrocínio e Guimarânia, com direito a carros alegóricos e fanfarras, grupos de dança, diversos projetos sociais, entre eles, o do karatê e a capoeira que são desenvolvidos pelo CRAS.

Também estiveram presentes os alunos da escolinha do Cruzeiro. O Terno de Moçambique Nossa Senhora do Rosário apresentou sua dança alegre e de grande tradição cultural. A caminhada teve ainda a presença do Programa de Responsabilidade Social Bombeiro Mirim que tem como objetivo preparar os alunos para o enfrentamento de diversas situações no campo, disseminando a cultura prevencionista do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), onde é uma atividade socioeducativa que agrega orientações e assistência para conduta positiva junto à sociedade. As atividades de prevenção englobam: prevenção contra incêndios, primeiros socorros, prevenção de afogamentos e dos vários tipos de acidentes, entre outros.

O desfile teve a duração de aproximadamente 120 minutos. A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira. A Independência do Brasil, comemorada em 07 de setembro, foi um dos acontecimentos que mudou os rumos da nação.

Vários eventos desencadearam a necessidade de ficar independente de Portugal, portanto é importante entender a história desde o começo. Com a chegada da Família Real ao Brasil, começa a se delinear uma nova condição econômica, pois, em 1808 com a abertura dos portos, o Brasil deixava de ser colônia, atendendo assim aos interesses da elite agrária brasileira. Apesar de ainda ser um momento inicial da história, esse episódio, que marca a política de D. João VI no Brasil, é considerada a primeira medida formal em direção à independência. 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (180)

COMENTÁRIOS (0)