13 de fevereiro é comemorado o dia mundial do Rádio

Notícias | Cultura

11 Fevereiro, 2013

0

13 de fevereiro é comemorado o dia mundial do Rádio


A Organização das Nações Unidas (ONU) comemora nesta quarta-feira (13/02) o Dia Mundial do Rádio, onde apesar do avanço das novas mídias e da expansão à internet, o rádio continua sendo um dos principais veículos de informação dos brasileiros.

O rádio que comemora hoje seu dia mundial está presente em 88,1% dos domicílios do país, perdendo apenas para a televisão, que tem penetração de cerca de 97%. O Brasil tem aproximadamente 9,4 mil emissoras de rádio em funcionamento, incluindo AM e FM e rádios comunitárias. O número é mais que o dobro do registrado há dez anos, segundo dados do Ministério das Comunicações. Nos estados de São Paulo e Minas Gerais estão concentrados os maiores números de emissoras, com 1,4 mil e 1,3 mil, respectivamente.

O número de aparelhos de rádio passa de 200 milhões no Brasil, além de 23,9 milhões de receptores em automóveis e do acesso por aparelhos celulares, que soma cerca de 90 milhões. Isso sem falar no acesso às emissoras pela internet, por meio de computadores e smartphones, onde aproximadamente 80% das emissoras do país já transmitem sua programação pela rede mundial de computadores.

Devido ao avanço o rádio está se adaptando às novas tecnologias para disputar o mercado altamente competitivo da informação e do entretenimento, onde o objetivo é atingir um meio de comunicação mais inovador, ágil, interativo e com a mesma importância social, eficiência comunicativa e proximidade com as comunidades e os ouvintes, pois o rádio está em plena reinvenção.

Em Patos de Minas, hoje em dia temos por volta de seis emissoras de rádios oficiais e várias emissoras comunitárias, que atinge a cidade e toda a região. O rádio é o meio de comunicação mais intenso na cidade, onde a população patense e área rural ficam antenadas o dia todo e participam de toda a programação das emissoras de Patos de Minas, onde contém rádios AM e FM. 

Fonte: Letícia Teixeira | Foto: Reprodução

Letícia Teixeira

leticia@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)