3º Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) de 2017 é realizado em Patos de Minas

Notícias | Saúde

16 Outubro, 2017

0

3º Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) de 2017 é realizado em Patos de Minas


O Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD) realiza o 3º Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) de 2017. Todos os bairros de Patos de Minas terão cobertura pelos agentes de Combate às Endemias.

Durante as visitas, os agentes de Combate às Endemias levarão informações à população e caso encontrem algum recipiente com a presença de larvas e pupas, farão o recolhimento, e encaminharão para análise laboratorial, pois é com base nessa análise, que ao final dos três dias de trabalho, será constatada o índice de infestação predial da cidade.

O primeiro LIRAa do ano de 2017 foi realizado no mês de janeiro e teve como resultado o índice de infestação de 1,7 (Médio Risco). Já o segundo foi realizado no mês de março e teve como resultado o índice de infestação de 1,9 (Médio Risco).

A coordenação do PMCD aguarda o resultado do LIRAa para elaborar estratégias de trabalho e mobilização em todo o município. Os bairros onde o índice de infestação predial representar maior risco para a população serão acompanhados pelo PMCD, com ações intensificadas.

A coordenadora do programa, Sueli Maria de Sousa Santos, disse que é necessário pedir a colaboração de todos, para que abram as portas dos seus imóveis para o Agente de Combate às Endemias e autorize-o a vistoriar todas as dependências, sendo importante também, colocar em prática, as orientações repassadas pelos agentes. “A ajuda de toda a população é essencial para que o trabalho de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela seja eficaz”, disse Sueli Maria.

Combater o Aedes aegypti é dever de todos, a conscientização e iniciativa são fundamentais. O intuito de todo o trabalho realizado pela equipe do Programa Municipal de Combate à Dengue é promover a saúde da população.

Fonte: ASCOM Prefeitura Patos de Minas

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (2)

COMENTÁRIOS (0)