7 em cada 10 transações bancárias são feitas de forma digital, aponta pesquisa
Pesquisa mostra impacto dos canais digitais em operações bancárias
O uso de canais digitais para realização de operações bancárias tem sido
dominante no Brasil. Pagamentos e abertura de contas, entre outras transações,
são feitas em sua maioria pela internet e pelo celular. De acordo com uma
pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com a
Deloitte, o uso de canais digitais para operações bancárias cresceram 23% no
ano passado e já são sete em cada dez no país.
A pesquisa mostrou um crescimento de 28% nas operações com smartphones,
que totalizaram 67,1 bilhões e representam 56% do total. As transações
por internet banking aumentaram 6%. Além disso, movimentação
financeira pelo celular teve crescimento de 75% no ano passado, passando de 9,3
bilhões de transações para 16,3 bilhões de operações.
Os números também revelam que as transações relacionadas a pagamentos
cresceram 72% no mobile banking. E, pela primeira vez, o número de
abertura de contas por meios digitais superou o uso de canais físicos para essa
mesma operação. A abertura de contas de forma digital chegou a 10,8 milhões em
2021, um aumento de 66% em relação a 2020. Já o uso de canais físicos para este
fim totalizou 9,9 milhões, 16% a mais do que no ano anterior.
O estudo também evidenciou o crescimento do Pix, sistema de pagamento
instantâneo em funcionamento desde novembro de 2020. Os dados trazidos
pela Febraban e pela Deloitte mostram um crescimento de 809% no número de
usuários que pagaram mais de 30 Pixs por mês entre março de 2021 e março de
2022.
Além disso, o ritmo de expansão de recebimento de mais de 30 Pix por mês
em pessoas físicas é maior do que em pessoas jurídicas. Para a federação, isso
mostra o potencial de expansão do uso do Pix em lojas e prestadores de
serviços.
“Os resultados da pesquisa refletem o novo perfil de nosso cliente que
busca e encontra conveniência, comodidade, segurança e rapidez nos canais
digitais dos bancos”, disse Isaac Sidney, presidente da Febraban.
“Houve uma inequívoca mudança de comportamento dos consumidores nas
atividades de diversos setores da economia, que deixam de ir à agência
bancária, porque conseguem realizar a quase totalidade das transações nos meios
eletrônicos”, acrescentou.
Fonte: contabeis.com.br