A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) está com inscrições abertas para o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 – Cerveja
O edital do concurso prevê duas categorias: Ale (cerveja de alta fermentação) e Lager (baixa fermentação).
O concurso é realizado pela CNA em parceria com o Sebrae, Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) e Papo de Sommeliere.
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro, de forma totalmente gratuita, no site do Sistema CNA/Senar: www.cnabrasil.org.br
O edital do concurso prevê duas categorias: Ale (cerveja de alta fermentação) e Lager (baixa fermentação).
Cada produtor de cerveja poderá inscrever dois rótulos, um em cada categoria, para participar da premiação.
As cervejas passarão por avaliação de um júri técnico, sem qualquer tipo de identificação das amostras, cujo time será composto por especialistas em cerveja de todas as 5 regiões do país. As cinco cervejas de cada categoria que obtiverem as maiores pontuações no júri técnico, já estarão classificadas para a fase de júri popular.
No júri popular, qualquer pessoa maior de 18 anos poderá degustar as cervejas, também sem identificação, e dar notas a cada uma delas. E é justamente essa etapa que terá maior peso na nota final. O local para realização dessa etapa ainda será definido, mas será um lugar de ampla circulação para que muitas pessoas tenham a oportunidade de degustar os produtos. Além dessas etapas de degustação às cegas, a avaliação das histórias das cervejarias também será considerada na composição da nota.
Além de certificados, os classificados de cada categoria receberão prêmios em dinheiro, sendo 10 mil reais para o primeiro lugar, 8 mil para segundo, 7 mil para terceiro, 6 mil para o quarto, e por fim, 5 mil para o quinto lugar. Os três primeiros vão ganhar também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze, além de troféus.
O concurso é voltado para pequenas e médias cervejarias, com produção anual total de, no máximo, 5 milhões de litros, devidamente registradas no Ministério da Agricultura.
A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA. O objetivo é valorizar os pequenos e médios produtores, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.
O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019. Já foram realizados concursos para produtores de chocolates, queijos, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos, cafés especiais e mel.
Não percam! As inscrições se encerram no dia 15 de setembro!
Todas as informações e detalhes, como quantidade, condições e data de envio da amostras, estão no regulamento do concurso. De novo: www.cnabrasil.org.br
Fonte: CNA Fotos: banco de imagens Sistema
CNA/Senar