Adamar Gomes se torna o primeiro comunicador de Patos de Minas a fazer parte da Enciclopédia do Rádio Esportivo Mineiro

Notícias | Outros Esportes

23 Março, 2014

0

Adamar Gomes se torna o primeiro comunicador de Patos de Minas a fazer parte da Enciclopédia do Rádio Esportivo Mineiro


A história do rádio esportivo de Minas Gerais acaba de ganhar um registro de peso: a Enciclopédia do Rádio Esportivo Mineiro, que biografa 382 radialistas de todos os tempos. O livro é fruto de um projeto de pesquisa das jornalistas Nair Prata (UFOP) e Maria Cláudia Santos (Rádio Itatiaia) e contou com a participação de 101 autores, entre professores, pesquisadores, profissionais de mercado e estudantes de graduação e pós-graduação.

A obra, publicada pela Editora Insular, tem capa do jornalista e chargista Son Salvador e prefácios do presidente da Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE), Luiz Carlos Gomes e do vice-presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão e diretor-presidente da Rede Itatiaia de Rádio, Emanuel Carneiro. O lançamento do livro, aberto ao público, aconteceu nesta segunda-feira (24/03), no Mineirão.

E dentre o seleto grupo de radialistas, cerca de 382 que fazem parte desta obra, temos o orgulho de poder contar com o nome do grande radialista patense Adamar Gomes, do Sistema Clube de Rádio. Adamar, ícone do rádio esportivo mineiro, com seu carisma, sua sabedoria e paciência muito nos orgulha neste momento, pois diversos trabalhos seus realizados nesses anos no rádio brasileiro foram narrados nesta belíssima obra.

A jornalista Nair Prata, explica que o trabalho de pesquisa durou três anos e teve o objetivo de realizar um inventário biográfico dos principais profissionais com atuação na editoria de esportes do rádio do Estado. Segundo ela, “o propósito da pesquisa foi contar a história do rádio esportivo mineiro – ou pelo menos parte dela – por meio da trajetória dos profissionais que a construíram”.

Ao final do trabalho, o número de biografados foi fechado em 382, abrangendo radialistas vivos e falecidos, aposentados e na ativa, jovens e idosos, homens e mulheres, profissionais de microfone e dos bastidores, mas todos eles com uma característica em comum, que foi o norteador da pesquisa: todos com atuação no rádio esportivo de Minas Gerais.

Matéria e Fotos: Diario de Patos

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)