Adestrador de Cães explica nova lei que proíbe a reprodução de Pitbulls no Estado de Minas

O objetivo é que responsáveis por esses animais tenham a capacidade de controlar adequadamente e prevenir quaisquer comportamentos agressivos que possam colocar outras pessoas em risco

Notícias | Gerais

29 Janeiro, 2025

0

Adestrador de Cães explica nova lei que proíbe a reprodução de Pitbulls no Estado de Minas


A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promulgou na última semana uma nova legislação que estabelece a proibição da procriação e entrada de cães da raça pitbull no Estado de Minas. Para os animais já presentes no estado, há a exigência de que utilizem focinheira e coleira de identificação que inclua nome, endereço e telefone do tutor. Outros animais que devem atender a essa demanda são os cães da raça Fila Brasileiro, rottweiler, dobermann.

Outra norma da lei, é que apenas maiores de 18 anos possuem a permissão para conduzir esses cães em locais públicos. O objetivo é que responsáveis por esses animais tenham a capacidade de controlar adequadamente e prevenir quaisquer comportamentos agressivos que possam colocar outras pessoas em risco.

Penalidades

O tutor que descumprir a lei pode receber uma multa no valor inicial de R$ 553,10. No entanto, caso o cão cause ferimentos a uma pessoa, esse valor pode aumentar drasticamente para R$ 5.531.

Para o adestrador de cães, Matheus Andrade, especializado em treinar cães para guarda, a proibição da procriação de pitbulls no Estado, na verdade, irá prejudicar os canis que fazem trabalhos profissionais:

“A respeito da focinheira eu acho sim que é necessário, muitas pessoas hoje não tem 100% de controle do seu cachorro, então toda segurança a mais eu acho que é necessário sim. Agora sobre proibir a criação, eu já acho um pouco de excesso, porque quem será penalizado serão os canis que fazem o trabalho ‘direitinho’, quem é credenciado, quem cria os cães da maneira certa”, destacou o adestrador.

Confira a entrevista completa:

Fonte: Gabriel Araújo/Clube Notícia

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)