Adolescente de Patos de Minas sofre de doença rara de escamação da pele

Notícias | Saúde

14 Janeiro, 2013

3

Adolescente de Patos de Minas sofre de doença rara de escamação da pele


Um adolescente, de 15 anos, morador da cidade de Patos de Minas, sofre de uma doença rara, sendo que a mesma não tem cura. A doença do garoto se chama ictiose congentia, que é um dos distúrbios cutâneos hereditários raros. Pode se manifestar em crianças pequenas, antes dos quatro anos de idade. A ictiose se apresenta na forma de pele seca e escamosa (escama de peixe).

Normalmente a manifestação ocorre de forma mais grave nas pernas, mas também pode atacar os braços, as mãos e o tronco, em alguns casos. Mas no caso do adolescente de Patos de Minas, a doença afetou todas as partes do corpo, inclusive o rosto. O aparecimento de linhas finas na palma da mão também está associado à ictiose.

De acordo com Cláudio Rodrigues Rosa, que é pai do adolescente, a ictiose de W.R.S começou a aparecer quando ele ainda era criança, e mesmo com o tratamento que foi feito tanto em Patos de Minas quanto em Belo Horizonte, não fez efeito e a escamação da pele da criança aumentava. De acordo com Cláudio, na capital o menino foi examinado por uma junta médica especializada, sendo que foi constatado que no caso dele a doença e mais grave.

O tratamento mais comum é o uso de óleos emolientes e vaselina. Mantendo a pele umedecida com freqüência, ajuda no controle da hidratação da mesma, providenciando mais conforto e o melhoramento da aparência da pele ressecada e escamosa. Retinóides também podem ser usados no tratamento de alguns tipos dessa doença. Em alguns casos o uso de ácido salicico também mostrou melhoramento na aparência da pele.

A reportagem do Portal de Notícias Patos 1, esteve na caso do jovem, que faz parte de uma família de sete irmãos, que diz levar uma vida normal. Ele pratica esportes, sendo que o preferido é futebol. Torcedor do Clube Atlético Mineiro, o garoto como todo adolescente é cheio de sonhos. No caso dele os desejos são diferentes da maioria das pessoas de sua idade. O maior sonho do garoto é conhecer os apresentadores de TV, Gugu Liberato e Sílvio Santos.

Os olhos do menino chegam a brilhar quando ele conversa sobre o assunto. A família também fica emocionada com as vontades do garoto. O pai dele que é locutor, apresentador em uma emissora de rádio da cidade de Patos de Minas, disse á reportagem do PATOS 1, que acredita que possa ter na cidade algum empresário que interesse pelo caso de W.R.S.

A doença não interfere em nada na parte intelectual do adolescente. Caso alguma pessoa ou empresário se interesse pelo caso do estudante do sexto ano do ensino fundamental, os mesmos podem entrar em contato através do telefone 9229-3819 ou enviar e-mail para claudiorodrigues­_99@hotmail.com. O menino teve o medicamento suspenso pelo médico há dois anos, pois o mesmo estava interferindo no desenvolvimento físico do paciente.

Fonte: Vanderlei Gontijo/Fotos: Letícia Teixeira

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (11)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(3)

  • MAURICIO KADERA

    Eu tinha ictiose nao tenho mais com um simples creme sou do Paraná se quiserem a receita do creme me passem um zap 043 999036612


    25/02/2022 20:30

    Responder
  • CATIENE

    Achei muito interessante a reportagem, parece que ele tem a mesma doença que a minha mãe, gostaria de saber mais sobre esse caso, pq ela sofre muito com isso, por causa da coceira Queria saber se ele tbm tem coceira?


    08/07/2018 02:43

    Responder

    AMARY

    Eu também tenho esse problema... Agora com 25 anos está se espalhando bem mais, está começando a dominar as pernas... Achei que só eu tinha esse problema de pele.


    18/07/2020 10:11