Aeromodelistas de Patos de Minas e de todo país participam de 2º encontro da categoria na cidade de Coromandel
Aeromolistas de todo país participaram no último final de semana na cidade de Coromandel do 2º encontro de exibicionismo de aeromodelos na cidade. O encontro foi realizado no Domingo (03/03) no aeroporto municipal da cidade. Aproximadamente mil pessoas prestigiaram o evento. Mais de 200 aeromodelistas estavam presentes no encontro. De Patos de Minas seis amantes do esporte estiveram presentes com suas aeromodelos em Coromandel.
De acordo com o aeromodelista de Patos de Minas, Adenilson Noronha, 40 anos, estiveram presentes todas as categorias que existe atualmente, entre elas, à jato, combustão e elétricos. Ele disse ainda que houve demonstração de várias modalidades de helimodelismo, que é modelismo com helicópteros. Vários estados foram representados em Coromandel, sendo que o esporte tem crescido em todo país. O público presente se emocionou com as apresentações dos aeromodelistas.
Aeromodelismo é o conjunto de atividades que envolvem a construção e o vôo de modelos, em escala reduzida, de aeronaves e espaçonaves (aviões, balões, foguetes). É um tipo de miniaturismo. Existem várias categorias de aeromodelismo:
VCC ou U/Control - voo circular controlado, no qual o aeromodelo fica ligado ao aeromodelista por meio de cabos, que podem variar de 15 a 18 metros de comprimento.
Radiocontrolado - o aeromodelo é controlado por meio de um transmissor de radiofrequências, das quais podem ser FM, AM, PCM para sistemas de radio mais antigos porém ainda muito utilizados e para os sistemas mais modernos são utilizados sistema 2.4Ghz que são mais seguros não correndo risco de interferência.
Voo livre - o aeromodelo, depois de lançado, não sofre mais nenhuma interferência por parte do aeromodelista. Pode ser aeromodelo com motor, com elástico ou sem propulsão própria.
Atualmente a categoria mais praticada de aeromodelismo é o radiocontrolado (RC), que divide-se basicamente em três modalidades, que se diferem pelo seu tipo de motor: Aeromodelos com motores a explosão (combustão interna) - que podem chegar a escalas maiores que 50% das dimensões reais de uma aeronave. Seus motores apresentam alta potência e isso produz um vôo mais adequado e prazeiroso. São de longe, os aeromodelos mais utilizados em todo o mundo, com milhões de unidades vendidas ao longo dos anos.
Fonte: Vanderlei Gontijo/Fotos: Júnior Alcântara