Aeroporto de Patos de Minas continua interditado, mesmo após árvore nativa do cerrado ser cortada

Notícias | Mundo

19 Maio, 2021

0

Aeroporto de Patos de Minas continua interditado, mesmo após árvore nativa do cerrado ser cortada


O Aeroporto Municipal Pedro Pereira dos Santos em Patos de Minas está interditado, segundo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DCEA da Força Aérea Brasileira – FAB. O motivo é devido à violação no “Plano Básico de Zona de Proteção”. O aeródromo foi interditado nesta quarta-feira (19/05).


Segundo o gestor de aeródromo, Fábio Mata, o obstáculo seria uma árvore nativa do cerrado que estava localizada em uma propriedade rural em processo de inventário. A árvore foi cortada na terça-feira (18) após concessão de liminar pela Justiça.


Fábio explicou que aguarda a finalização do procedimento de comunicação ao órgão competente (DCEA) para que a interdição seja retirada do sistema. O prazo é até 28 de maio, porém acredita que em breve o aeroporto municipal volte a operar.

Ainda de acordo com o gestor, o aeroporto está fechado para pouso e decolagens, exceto voos de caráter emergencial.

Em nota, a Prefeitura de Patos de Minas esclareceu que:

– o Aeroporto Pedro Pereira dos Santos encontra-se interditado devido a uma árvore que, em razão de sua localização, violava o plano de segurança do aeródromo. Esse obstáculo foi removido na tarde do dia 18 de maio, após liminar concedida pela Justiça;

– com essa medida, o Plano Básico de Zoneamento e Proteção Aeroportuária já está em processo de finalização, para ser protocolado o mais breve possível no órgão competente. Após análise do documento, o aeroporto terá suas operações normalizadas;

– vale ressaltar que, desde 2018, a gestão do aeródromo faz tentativas para remover a árvore, o que não ocorreu por impedimento da família proprietária da área onde o obstáculo encontrava-se. Como o prazo estipulado para retirá-lo expirou, a interdição entrou em vigor;

– é importante destacar ainda que a interdição é momentânea e não impede voos em caráter de urgência e emergência, por exemplo os aeromédicos;

– a administração municipal não só zela pela devida manutenção do Aeroporto Pedro Pereira dos Santos, como trabalha para que o local seja uma das vertentes do desenvolvimento de Patos de Minas, com voos frequentes para cidades de grande porte.

SOBRE A ÁRVORE:

A copaíba é uma árvore da família das leguminosas, encontrada na região tropical da América Latina e África Ocidental. No Brasil, a espécie mais conhecida é a Copaifera officinalis, típica da Amazônia.

A planta possui grande porte (pode atingir 45 metros) e é bastante conhecida pelo seu poder cicatrizante e antiinflamatório. Quanto a este, seu potencial foi constatado por cientistas da USP de Ribeirão Preto, confirmando que sua ação é duas vezes maior que a do diclofenaco de sódio, um dos medicamentos mais utilizados para este fim.

Além destas duas propriedades, seu óleo, material resinoso retirado do tronco por meio de uma incisão, é utilizado na indústria européia como matéria-prima de aromas, vernizes e restauração de quadros. Na medicina popular, é ainda solicitado como diurético, laxativo, antitetânico, antiblenorrágico, anti-reumático, anti-séptico do aparelho urinário, antitussígeno e cicatrizante. É comprovado, ainda, seu poder de combater o bacilo do tétano e o crescimento do Trypanosoma cruzi.

Uma curiosidade é que os índios amazônicos utilizavam o óleo para untar o corpo depois dos combates como forma de curar suas feridas, comportamento provavelmente oriundo da observação de animais que, quando feridos, esfregavam-se nos troncos das copaibeiras.

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)