Agências do INSS passam a ter supervisão de atendimento presencial
Medida vale a partir de hoje, enquanto houver pandemia
A partir de desta quinta-feira (1º) as agências do
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passam a contar com uma supervisão
periódica do retorno ao atendimento presencial.
A portaria que prevê a implementação do serviço
Supervisão das APS - Retorno Gradual e Seguro foi pulicada em 13 de agosto, mas
só começa a valer a partir desta quarta-feira (1º).
O primeiro ciclo de supervisão deve acontecer entre
os dias 1º e 31 de outubro. As ações serão bimestrais, com duração de 30 dias
cada. Enquanto houver a pandemia, funcionários do INSS vão atuar, durante o
horário de atendimento ao cidadão, verificando os fluxos e procedimentos
realizados pelos servidores e segurados.
No início da pandemia, em março do ano passado,
todos os serviços do INSS que eram realizados presencialmente foram suspensos.
A medida foi tomada levando em consideração também os fatores de risco do
público atendido, em geral pessoas idosas ou portadoras de alguma doença.
Desde então, alguns serviços presenciais vêm sendo
retomados gradualmente, embora seja necessário sempre fazer o agendamento
prévio, que pode ser feito pela central telefônica 135. Quem não conseguir
agendar pelo telefone, pode fazê-lo na agência da Previdência Social mais
próxima.
Em julho, por exemplo, foram incluídos mais 12 serviços no rol de atendimento especial presencial, mediante agendamento prévio. São eles:
· apresentar
contestação de NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário);
· atendimento
solicitado por portadores de necessidades especiais: maiores de 80 anos de
idade, deficiência auditiva ou visual;
· órgão
mantenedor inválido impossibilitando a solicitação de serviços;
· requerimento
concluído sem atendimento ao solicitado, relacionado a falha operacional não
vinculada à análise do direito;
· consulta
à consignação administrativa;
· ciência
do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico; solicitar
retificação de CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho);
· parcelamento
ou impugnação à cobrança administrativa do MOB Presencial (Monitoramento
Operacional de Benefícios Presencial);
· pensão
especial vitalícia da pessoa portadora da síndrome da Talidomida;
· pensão
mensal vitalícia do seringueiro e seus dependentes;
· pensão
especial das vítimas de hemodiálise de Caruaru;
· impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos.
Outros serviços que já se encontravam disponíveis para agendamento do atendimento presencial são:
· perícia
médica;
· cumprimento
de exigências (digitalização e conferência por servidor de documentos
originais);
· serviço
social;
· reabilitação
profissional;
· justificação
administrativa;
· justificação
judicial;
· atendimento
relacionado ao Monitoramento Operacional de Benefícios; e
· entrega
de documentos por convocação.
· realizar
Prova de Vida (situações excepcionais não realizadas pelo banco)
· retirada
de Histórico de Atendimento de chat ou Central 135
O próprio INSS incentiva, contudo, que os cidadãos
busquem os canais online de atendimento, por meio da plataforma Meu INSS –
acessível pelo browser de internet ou por aplicativo de celular –, onde alguns
desses serviços também podem ser encontrados.
Fonte: Agência Brasil