Agricultor de 78 anos de idade é picado por centenas de abelhas na região de Tamboril no município de Lagoa Formosa

Notícias | Saúde

29 Outubro, 2015

0

Agricultor de 78 anos de idade é picado por centenas de abelhas na região de Tamboril no município de Lagoa Formosa


Um agricultor de 78 anos de idade foi picado por centenas de abelhas na tarde desta Quinta-Feira (29/10) na região de Tamboril, no município de Lagoa Formosa. O fato aconteceu quando o idoso acompanhava de perto um tratorista que arava um terreno e ao passar por cima de um pequeno cupim fez com que as abelhas deixassem a colméia e atacassem o agricultor. Apesar ser picado por centenas de abelhas ele foi socorrido lúcido por uma ambulância da cidade da prefeitura de Lagoa Formosa,  e encaminhado para o Pronto Atendimento para receber atendimento médico.

De acordo com informações do próprio agricultor, Altino Machado do Amaral, 78 anos, ao ser atacado por milhares de abelhas conhecidas como “europa”, ele saiu correndo e tentou se defender dentro de um cocho de água. Ele disse que jogava água no corpo tentando espantar as abelhas, mas o ato surtiu pouco efeito. Assim que conseguiu espantar as mesmas, notou que sua face, boca, orelhas e cabeça estavam cobertas de abelhas, e que todas haviam lhe picado.  Na policlínica após receber atendimento médico foi necessário raspar a cabeça do agricultou para retirar os ferrões.

As consequências das picadas (ferroadas) de abelhas dependem da quantidade delas, do local atingido, de a vítima ser ou não alérgica e do tipo de abelhas. Um adulto normalmente pode tolerar até mais de mil picadas de abelhas, enquanto quinhentas poderão matar uma criança. No entanto, em pessoas alérgicas, uma única picada pode provocar a morte em virtude de uma reação anafilática grave, a qual necessita de cuidados médicos imediatos. As abelhas possuem um ferrão na parte posterior do corpo, onde se localiza a glândula do veneno. Este ferrão se instala na pele da vítima depois da picada.

As picadas de abelhas doem tanto porque, quando estes insetos picam, injetam em suas vítimas uma substância química chamada melitina, a qual ativa os receptores de dor. Além disso, quando o ferrão penetra a pele da vítima, ele fica preso lá dentro, injetando mais veneno. Se a pessoa não for alérgica, seu sistema imunológico vai reagir à picada, mandando líquidos para dissolver a melitina, causando uma maior vermelhidão e o inchaço. A dor pode durar vários dias, mas geralmente não apresenta maior gravidade. No caso do agricultor de Lagoa Formosa, ele foi medicado e após ficar em observação foi liberado pelos médicos. 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (4)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)