Alunas de Pedagogia do UNIPAM visitam o Sítio Primitivo e o Museu de Patos de Minas
Alunas do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) orientados pela professora Maria da Penha Vieira Marçal, realizaram nos dias 4 e 5 de maio uma visita técnica ao Sítio Primitivo e ao Museu de Patos de Minas. A visita foi realizada em parceria com o historiador Geenes Alves Valentim, da Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural (DIMEP).
Durante a visita foram desenvolvidas atividades de ensino voltadas para o uso e apropriação dos bens culturais. Através de um passeio monitorado pelo técnico da DIMEP, Geenes Alves, as alunas conheceram as edificações históricas da cidade.
Segundo a professora Maria da Penha Vieira Marçal, o ensino de História deve permitir ao aluno descobrir o patrimônio comum em que ele se insere e do qual é herdeiro, no sentido de conservá-lo e enriquecê-lo para melhor transmiti-lo às novas gerações. “Defendemos que ensinar História é, também, construir nos alunos uma memória comum, permeada pelo reconhecimento de uma cultura, pois a memória é fonte de ressignificação do passado e pode nos ajudar a compreender quem somos, para onde vamos, e o que fazemos”, afirmou Maria da Penha.
Ao final da visita técnica a professora explicou que as alunas não só aprenderam a valorizar o patrimônio local, como também identificaram os principais marcos da História de Patos de Minas, se despertando para um trabalho eficaz de História nas séries iniciais. Assim, as alunas não só atingiram as competências pretendidas, como apreenderam o essencial sobre a história local nos diferentes vetores: a temporalidade, a espacialidade e a contextualização.
Fonte: ASCOM UNIPAM
Fonte: Vanderlei Gontijo