Alunas do UNIPAM realizam atividades de educação nutricional na APAE

Participaram da ação alunos do 7º período de Nutrição

Notícias | Educação

04 Maio, 2018

0

Alunas do UNIPAM realizam atividades de educação nutricional na APAE


Alunas do 7º período do curso de Nutrição do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), durante o estágio de Nutrição em Saúde Pública, realizaram palestras e atividades de educação nutricional para alunos, pais e colaboradores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Patos de Minas, sendo estas, orientadas pelas professoras, Danielle Raquel Gonçalves e Aline Cardoso de Paiva.

Entre os meses de fevereiro e abril de 2018, nos turnos da manhã e da tarde, foram desenvolvidas atividades e brincadeiras abordando a importância da alimentação saudável, a qual deve ser composta por todos os grupos alimentares. A importância da inclusão de frutas e legumes nas refeições foi abordada a partir de estímulos sensoriais: tato, olfato e paladar, atividade na qual, foi possível identificar a restrita variedade de alimentos conhecidos pelo público trabalhado. 

Durante o estágio, também foram desenvolvidas receitas, utilizando alimentos doados para a instituição, treinamento para boas práticas de manipulação e higienização de alimentos, adequação do consumo energético durante a merenda escolar e avaliação nutricional dos alunos.

Na oportunidade, foi ministrada uma palestra para pais e colaboradores, abordando o tema “Alimentação de Crianças com Síndrome de Down e Autismo”, uma vez que quadros vêm apontando associação direta entre a qualidade e quantidade de alguns nutrientes comumente consumidos, e o estado nutricional e/ou evolução da Síndrome.

Segundo relatos dos colabores da APAE, o período de intervenções gerou frutos relevantes à instituição, como por exemplo, a redução no desperdício de alimentos preparados para a merenda escolar, que até então era bastante alto. Neste sentido, vale ressaltar a importância da doação de alimentos de boa qualidade e prestação de serviço voluntário nas APAEs, os quais são essenciais para manutenção de sua estrutura e serviços oferecidos.

Fonte: UNIPAM

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (2)

COMENTÁRIOS (0)