Aluno de Publicidade e Propaganda conquista primeiro lugar no COMINE
Brayan Antony Polli, aluno
do 6º período do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de
Patos de Minas (UNIPAM), conquistou o 1º lugar, na categoria trabalho
científico resumo, no 19º Congresso Mineiro de Inovação e Empreendedorismo
(COMINE), promovido de 19 a 25 de novembro.
O artigo intitulado “Brat
Summer: o Movimento Cultural Nascido de um Álbum Pop e seu Efeito nas Eleições
Presidenciais Norte-Americanas de 2024” foi desenvolvido sob orientação da
professora Regina Macedo, na disciplina de Projeto Integrador. O intuito foi
analisar como a identidade brat, marcada pela cor verde-limão, letras
autênticas e uma atitude não-conformista, ultrapassou a música e se tornou um
estilo popular que encontrou espaço na comunicação política. Além disso, o
aluno Brayan Antony avaliou como essa identidade foi moldada ao longo do tempo
e utilizada para se encaixar na narrativa política atual dos Estados Unidos e o
seu papel na mobilização da juventude, público decisivo nas eleições.
O trabalho concluiu que a
popularização da estética brat demonstra como uma tendência pode impulsionar o
engajamento político. “O uso estratégico de elementos visuais e sonoros pela
equipe de Harris evidencia o poder das redes sociais na comunicação política,
permitindo um diálogo direto com o público-alvo”, destacou Brayan Antony.
O álbum Brat, de Charli XCX,
tornou-se o centro de um movimento posteriormente batizado de “Brat Summer”,
nas redes sociais. A obra ajudou a criar uma identidade que rapidamente se
firmou como símbolo de autenticidade e de irreverência para os jovens nos
ambientes digitais. Essa tendência, em ascensão desde o início do ano, foi
usada de forma estratégica na campanha presidencial de Kamala Harris, em 2024,
ao associar-se pontualmente à estética brat para atrair eleitores jovens.
Fonte: ASCOM UNIPAM