Alunos da Escola Estadual Antônio Dias Maciel promovem Blitz educativa em parceria com o Hemominas sobre a importancia da doação de sangue

Notícias | Saúde

06 Junho, 2013

0

Alunos da Escola Estadual Antônio Dias Maciel promovem Blitz educativa em parceria com o Hemominas sobre a importancia da doação de sangue


Alunos da Escola Estadual Antônio Dias Maciel promoveram na manhã desta Quinta-Feira (06/06) em parceria com a Fundação Hemominas "Blitz Edcuativa" para chamar a atenção sobre a conscientização da população em geral sobre a importância da doação de sangue. O projeto  "Sangue Bom"foi desenvolvido por alunos e professores da escola e já em sua quinta etapa. Os alunos se mostravam entusiasmados com a possibilidade realizar e colocar em prática o projeto que tem como principal objetivo incentivar as pessoas a doarem sangue. 
 
De acordo com informações a professora e coordenadora do projeto Maria Luiza, ao todo 120 alunos do 3º ano do ensino médio participam do projeo "Sangue Bom". Os alunos são divididos em três equipes e um forma de gincana vão às ruas conscientizar a população sobre a necessidade de se doar sangue. O trabalho e a forma de ir a campo é desenvolvido em sala de aula e colocado em prática nas ruas da cidade de Patos de Minas. A Blitz desta  Quinta (06) aconteceu de 10h30 às 11h30 na Avenida Getúlio Vargas esquinas com a Rua Olegário Maciel.
 
Entre as ações do projeto já foram ralizadas palestras, concursos de frases e cartazes e peça teatral. A próxima e última etapa do projeto será de 10 a 20 de Junho com definição de equipes de alunos que deverão fazer a captação de doadores para a unidade da Fundação Hemominas em Patos de Minas. A responsável pelo captação de doadores de sangue em Patos de Minas, Dagma Braga, ressalta a importância do projeto sendo que os alunos estão no último ano do ensino médio e são doadores em potencial, além de fazer o trabalho de captação mobilizando seus próprios familiares. 
 
Segundo o Ministério da saúde podem doar sangue todo cidadão, com boa saúde e idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e não ter doença de chagas. Jovens entre 16 a 18 anos, somente podem doar sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos mesmos com firmas reconhecidas em cartório. A idade máxima para quem nunca doou sangue é de 60 anos, mas para aqueles fez a doação antes dos 60 a idade se estende até os 67 anos. Informações pelo fone 155. 

Fonte: Vanderlei Gontijo




Galeria de Fotos (29)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)