Alunos do 8º período do curso de Jornalismo do UNIPAM preparam documentário sobre o ciclo do lixo em Patos de Minas

Notícias | Educação

15 Novembro, 2020

0

Alunos do 8º período do curso de Jornalismo do UNIPAM preparam documentário sobre o ciclo do lixo em Patos de Minas


Os Gustavo´s: Oliveira, Galvão e Rubim, alunos do curso de Comunicação Social – Jornalismo, do Centro Universitário de Patos de Minas – Unipam, estão produzindo um documentário independente denominado “Ciclo”, que, como sugere o nome, aborda o ciclo do lixo em Patos de Minas. A produção é dividida em quatro etapas: as histórias e as visões de varredores, catadores, garis e a situação do destino final, o aterro sanitário.

Dentro desse ciclo, o documentário registra bairros e ruas da cidade de Patos de Minas e serve de registro histórico e de meio de conscientização para os espectadores, que também são consumidores e produtores de lixo. O trabalho faz parte do Projeto Prático de Graduação – PPG do curso de Jornalismo, que contará também com site (http://abre.ai/bwvS), podcast (Chorume no Fone) e canal no YouTube.

Nas redes sociais (Instagram/Facebook), os três personagens d'O Bando entram em ação: Passarinho da VG, Xebequin do CN e Senhor K. do 034. “Marginais” que uniram-se para fazer cinema. A narrativa amarra-se ao contexto do audiovisual brasileiro, que, por muitas vezes, é subestimado pelo público como conteúdo de má qualidade e perde espaço para as superproduções hollywoodianas nas salas de cinema do país. As aventuras d'O Bando também estão conectadas com o cinema marginal, um movimento cinematográfico brasileiro que surgiu entre meados de 1968 e 1973.

O documentário será lançado na sexta-feira 13 (novembro), no auditório do Bloco N (de frente à Biblioteca) do Centro Universitário de Patos de Minas – Unipam, com duas sessões: às 18h e às 20h. Os ingressos serão vendidos, no valor de R$ 10,00, para alunos e não alunos por meio do Univentos. Como Patos de Minas encontra-se na onda verde e ainda estamos em tempos pandêmicos, o uso de máscara é obrigatório e os assentos respeitarão o distanciamento social.

 Por: redação Catadores de Histórias

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)