Alunos do curso de Psicologia do Unipam promovem I Caminhada sobre Conscientização do Alzheimer em Patos de Minas
No dia 31 de outubro, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, alunos do segundo período do curso de Psicologia do Unipam irão promover em Patos de Minas a I Caminhada sobre a Conscientização do Alzheimer. O evento terá início às 08h00, na orla da Lagoa Grande, e contará com a distribuição de flyers informativos, orientações dos alunos, aula de zumba ministrada por profissionais, além da arrecadação de produtos de higiene pessoal para a caridade.
Segundo a discente do curso de Psicologia, Ana Luisa, o projeto é desenvolvido sob orientação do professor Thiago Vasconcellos. Alunos do segundo período, estarão à disposição para sanar dúvidas sobre o que é a doença e como agir, ela destaca ainda a importância da conscientização sobre alguns males que afetam pessoas nessa faixa etária.
Dos produtos de higiene pessoal, estão sendo recolhidos, sabonetes, shampoos, hidratantes de pele, escova dental, pasta dental, papel higiênico, fraldas geriátricas e desodorante. Os pontos de doação são caixas localizadas nas dependências do Unipam, blocos D, E e B. Os materiais arrecadados serão direcionados à instituições voltadas para os cuidados de idosos. O evento é patrocinado pela Liga de Gerontologia do Unipam, Liga de Geriatria ADG Associação Brasileira de Gerontologia Abraço e Associação Brasileira de Alzheimer.
De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), o Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Quase todas as suas vítimas são pessoas idosas. A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, o que garante melhor qualidade de vida ao paciente e à família.
Fonte: Chrís Vieira