Alunos do programa Bombeiro Mirim participam de evento festivo na cidade de Lagoa Formosa
Os alunos do programa Bombeiro Mirim das cidades de Lagoa Formosa, Patos de Minas e Presidente Olegário, participaram no último sábado (26/11) de uma manhã festiva na quadra de esportes da Escola Alzira Borges. O evento teve início ás 08h00. Os garotos e garotas se divertiram com um torneio de futebol e peteca, brincadeiras, lanches e almoço para todos os participantes. O Sargento Saturnino que assumiu recentemente a coordenação do projeto estava acompanhando os alunos. Ele contou que para 2017 o “Bombeiro Mirim” e outros programas sociais da 4ª Cia Independente de Patos de Minas continuam com todo empenho. Ao todo 77 crianças das três cidades do Alto Paranaíba participam do programa social do Corpo de Bombeiros.
De acordo com informações da secretaria de educação da prefeitura de Lagoa Formosa, Ilma Marques, a iniciativa de realizar a manhã festiva entre os “pequenos bombeiros” teve como objetivo socializar ainda mais os alunos e permitir que os mesmos se confraternizassem entre si. O Programa é de Responsabilidade Social e tem como objetivo meta preparar os alunos para o enfrentamento de diversas situações no campo, disseminando a cultura prevencionista do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), onde é uma atividade socioeducativa que agrega orientações e assistência para conduta positiva junto à sociedade.
Já o Sargento Saturnino contou que as atividades de prevenção englobam: prevenção contra incêndios, primeiros socorros, prevenção de afogamentos e dos vários tipos de acidentes, dentre eles os domésticos, os de trabalho e os de trânsito, assim como noções de proteção e prevenção no campo da defesa civil. O projeto se baseia nos recursos humanos do CBMMG e tem como público alvo crianças e adolescentes de 09 a 16 anos de ambos os sexos. Para se integrarem ao projeto, os candidatos são selecionados através das escolas, localizadas em bairros próximos ou em área de risco social, também entre outros aspectos, à condição de baixa renda da família como forma de proporcionar aos menores um relacionamento sadio e produtivo, possibilitando, ainda, oportunidades para exercitar sua iniciativa, independência e busca de identidade.
Fonte: Vanderlei Gontijo