APAE de Carmo do Paranaíba está recebendo doações para manter a entidade em funcionamento

A entidade vive momentos conturbados que se agravou após o abandono da antiga diretoria

Notícias | Sociedade

20 Março, 2019

0

APAE de Carmo do Paranaíba está recebendo doações para manter a entidade em funcionamento


A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Carmo do Paranaíba continua vivendo momentos delicados. A entidade atualmente está sendo mantida através de doações que chegam de várias áreas da sociedade e população em geral. A situação que ultimamente já era muito ruim ficou ainda pior, com o abandono dos cargos pela diretoria da instituição, que ocorreu recentemente. Com isso, para não ficar sem assistência, os 278 alunos portadores de necessidades especiais que frequentam o local estão recebendo ajuda de todas as partes.

A redação deste portal de notícias esteve na APAE há poucos dias e constatou que no local não havia mantimentos para o preparo das refeições dos estudantes, e praticamente nenhum outro tipo de produto de necessidade básica para manter o funcionamento. Já nesta terça-feira (19/03) após o caos que tomou conta da APAE de Carmo do Paranaíba ser noticiado na imprensa, as prateleiras do depósito da associação já estavam bem sortidas. Arroz, feijão, açúcar, macarrão, leite, óleo, ovos, verduras e inúmeros outros itens estão chegando ao lugar através de doações dos carmenses.

Segundo informações de voluntários que ajudam na APAE, além das doações unitárias, algumas empresas ou instituições estão apoiando a causa e realizando ações para arrecadarem donativos para serem entregues na associação e mantê-la em funcionamento. A torcida mancha negra do Paranaíba Esporte Clube foi uma delas. Os produtos arrecadados já foram entregues e se juntaram a centenas de outros que estão sendo levados graças à generosidade da população da cidade em geral. Até mesmo óleo diesel para abastecer o ônibus que transporta os estudantes está sendo doado.

Inconformados e sem saber o que fazer com a situação que a APAE de Carmo do Paranaíba está passando, os pais dos alunos solicitaram a presença de representantes da federação das APAE’s, que estiveram na cidade na quinta (14) para tomar conhecimento da situação e tentar encontrar uma solução para o problema.  Teria ficado acertado que em breve haverá escolha de uma nova diretora, mas no momento a APAE está trabalhando sem direção. Insatisfeitos com a antiga diretoria, os pais de alunos pediram até um balanço para o ex-presidente da instituição, mas o pedido foi negado. Outra preocupação é a falta de estrutura interna da APAE, sendo que no local não possui mesas e cadeiras para os alunos. Eles estão sendo obrigados a fazerem suas refeições em pé ou sentados não chão.

PREFEITURA MANIFESTOU SUA POSIÇÃO

O repórter Júlio César conversou com o prefeito de Carmo do Paranaíba Dr. César, que ressaltou que a prefeitura chegou a se comprometer a repassar um valor inicial de 10 mil reais mensais para APAE, mas como o ex-presidente da instituição, o senhor Paulo Soares Moreira, que inclusive comunicou através de nota na terça-feira (12) seu desligamento da APAE, não consegui apresentar os relatórios necessários para receber o dinheiro, por isso, nenhum valor foi depositado na conta a instituição. Ele disse que o dinheiro encontra-se à disposição desde que seja feita a prestação de contas necessária para a liberação da verba.

DOAÇÕES

Como a situação da APAE de Carmo do Paranaíba é algo que não irá se resolver do dia para a noite, as pessoas que estão trabalhando no local pedem à população que continue fazendo suas doações para a entidade. Estão sendo aceitos todos os tipos de produtos de alimentação e higiene. Os interessados em contribuir com qualquer tipo de ajuda podem se dirigir até a sede da instituição fica situada na Avenida Tancredo Neves 2716, no Bairro Alvorada. 

Fotos: Júlio César

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (8)

COMENTÁRIOS (0)