APAEs de Lagoa Formosa e Carmo do Paranaíba realizam confraternização com música e diversão no Lagoa Tênis Clube
As APAE’s das cidades de Lagoa Formosa e Carmo do Paranaíba realizaram no último final de semana no Lagoa Tênis Clube (LTC) comemoração ao Dia da Criança. Participaram da festa todos os alunos com maiores de 14 anos de idade. Eles ainda puderam dançar e se divertir ao som de música ao vivo com o cantor e tecladista Dadá. Ainda foi oferecido aos alunos pamonhas gentilmente doadas pelo empresário Agnaldo. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é uma entidade em que, além de pais e amigos dos excepcionais, toda a comunidade se une para prevenir e tratar a deficiência e promover o bem estar e desenvolvimento da pessoa com necessidade especial.
De acordo com informações da psicóloga Maria Eunice de Barcelos, que realiza trabalhos com os alunos das APAE’s de Carmo do Paranaíba e Lagoa Formosa, eles possuem os mesmos direitos de um cidadão comum, inclusive dependendo da necessidade especial apresentada o pessoa pode namorar, casar e ter filhos. A psicóloga conta que em Carmo do Paranaíba existe um casal que se conheceu na APAE e atualmente são casados. Ela conta que a confraternização mesmo sendo realizada para alunos a partir dos 14 anos de idade, foi comemorada no Dia da Criança por ser uma data muito representativa. Para Márcia além de enfrentar as dificuldades financeiras, outra preocupação das APAE's é no que diz respeito à inclusão social dos alunos.
A psicóloga conta que trabalha com o grupo auto defensores, que é um programa de auto defesa, auto gestão e família, que busca incentivar os alunos da APAE, a falar e expressar sobre os sentimentos, e também entender seus direitos e deveres. Um desses direitos é a inclusão no mercado de trabalho, sendo que é direito por lei que toda empresa reserve uma porcentagem de empregos para os trabalhadores portadores de necessidades especiais. Mas Maria Eunice ressalta, que uma grande parte da sociedade ainda descrimina os portadores de qualquer que seja a deficiência, tanto física ou mental. Ela finaliza dizendo que no próximo dia 21 de Outubro no Barnabé em Carmo do Parnaíba, os alunos da APAE estarão se reunindo novamente para mais uma tarde de diversão.
Fonte: Vanderlei Gontijo