Após audiência pública solução para moradores de rua em Patos de Minas continua indefinida

Notícias | Política

15 Novembro, 2013

0

Após audiência pública solução para moradores de rua em Patos de Minas continua indefinida


Em razão das reclamações, o vereador Lindomar Francisco Tavares, realizou uma reunião no Plenário da Câmara, na noite desta Quinta-Feira, (14/11), para discutir e solucionar junto com a população a quantidade e a situação dos moradores de rua existentes em Patos de Minas.

Segundo o tenente Coronel Campos da Polícia Militar, a importância dessa iniciativa é muito benéfica, porém infelizmente os policiais são regidos por uma Constituição o qual fornece ao cidadão um direito. " Os especialistas consideram morador de rua a pessoa cuja renda per capita é inferior à linha de pobreza, sem domicílio e que pernoita em praças ou outros espaços públicos, albergues ou qualquer lugar não destinado à habitação. Todo o cidadão tem o direito de ir e vir em todo o Brasil'',  comentou.

O vereador Lindomar Tavares apontou que a Câmara e Prefeitura devem analisar a situação e elaborar políticas públicas futuras, principalmente no que diz  respeito aos direitos humanos dos moradores de rua.

Na oportunidade, a promotora Luciana Cimetta agradeceu aos vereadores pela cessão de espaço para debater assuntos de interesse da comunidade. Segundo ela, o atual estado é a consequência de uma reação em cadeia que relaciona os altos índices de desemprego, rebaixamento salarial, uso de drogas e violência. Morar na rua é o reflexo visível do agravamento social no Brasil, e a falta de políticas públicas eficientes se constitui negligência do poder público em garantir a esse cidadão condições mínimas de sobrevivência.

O vereador Braz Paulo também se pronunciou sobre o caso. "Ao contrário do que se possa imaginar, a população de rua não é composta por mendigos e pedintes. Os moradores são trabalhadores excluídos do mercado de trabalho, trabalhadores sazonais (migrantes e trecheiros), famílias que perderam a moradia, vítimas de vulnerabilidade social, pessoas com sofrimento mental, drogadição e uso abusivo de álcool e outras drogas", disse.

Para finalizar, o vereador Lindomar Tavares agradeceu a presença do presidente do Conselho de Segurança Pública, Fernando Diniz, e ouviu todas sugestões propostas pela população patense, que compareceu em massa, e ressaltou a importância para a solução desta situação.

Fonte: Juliana Araújo




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)