Após morte de trabalhador durante manejo em máquina agrícola Corpo de Bombeiros faz alerta

Os acidentes estão ocorrendo com tratores, ensiladeiras, colheitadeiras e vários outros maquinários agrícolas.

Notícias | Policiais

08 Março, 2022

Entrevista

0

Após morte de trabalhador durante manejo em máquina agrícola Corpo de Bombeiros faz alerta


Após crescimento no número de acidentes envolvendo trabalhadores e máquinas agrícolas, o Corpo de Bombeiros faz alerta sobre os perigos e cuidados que devem ser tomados ao manusear esses equipamentos.


No ultimo dia (4/3) um operador de máquina agrícola, de 49 anos, morreu numa fazenda localizada no Vilarejo Salgado, em Belo Vale, na Região Central de Minas Gerais, ao ser prensado por uma ensiladeira durante manutenção da máquina. Após imagens do acidente se espalhar por todo estado, a situação serviu também como alerta. O Tenente Pedro do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas, fala sobre os perigos de fazer manutenção em máquinas agrícolas, principalmente com os motores ligados (áudio no final da matéria).

O militar diz que, primeiramente, é preciso manter a originalidade dos equipamentos, sendo que praticamente todos eles possuem itens de segurança. Ele disse que em alguns casos, os operadores e proprietários das máquinas optam pela retirada de alguns itens, mas esses equipamentos de segurança devem ser mantidos.

Ainda de acordo com o tenente, durante a operação das máquinas se for preciso realizar alguma manutenção, é necessário desligar os motores para executar o serviço com segurança. Ele conta que o melhor é usar uma ferramenta para mexer na máquina, como exemplo, um cabo de madeira para “desembuchar” o equipamento, caso seja uma ensiladeira.

No caso de acontecer algum tipo de acidente, algo como a máquina puxar e esmagar algum membro da pessoa, o Tenente Pedro ressalta que é necessário conter a hemorragia sanguínea com um pedaço de pano e, em seguida, procurar o socorro médico imediatamente, seja o Corpo de Bombeiros ou ambulância municipal.

Por último, o militar do Corpo de Bombeiros instrui que, no caso de uma máquina agrícola, seja ensiladeira como ocorreu no acidente na região central de estado, causando a morte do operador, ou mesmo outro tipo de máquina, o trabalhador deve evitar atos inseguros, como colocar a perna e o braço dentro da máquina para desobstruir o equipamento. Também é necessário desligar a máquina e imobiliza-la para realiza quaisquer que sejam os reparos. 

Vanderlei Gontijo/Fotos: divulgação

VEJA COMO OCORREU O ACIDENTE EM BELO VALE


Um homem de 49 anos morreu na manhã desta sexta-feira (4/3) no vilarejo Salgado, em Belo Vale, na região Central de Minas, após ser prensado por uma máquina ensiladeira - equipamento agrícola que transforma as plantas em silagem.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima tentava operar o maquinário para destravá-lo, quando acabou sendo prensado pelo veículo. Os bombeiros não informaram contra qual local o homem foi prensado.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da aeronave Arcanjo 04 dos Bombeiros foram ao local e atestaram o óbito do homem por politrauma.

Em seguida, os militares realizaram a remoção do corpo após a liberação pela perícia da Polícia Civil, utilizando técnicas de salvamento com apoio do técnico de manutenção da máquina.

Por Rádio Itatiaia/Foto: divulgação

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)