Após motoristas reclamarem, placas de sinalização indicando radares na BR 354 são colocadas e aparelhos devem entrar em funcionamento em breve

Notícias | Mundo

12 Agosto, 2015

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Após motoristas reclamarem, placas de sinalização indicando radares na BR 354 são colocadas e aparelhos devem entrar em funcionamento em breve


A falta de sinalização nos radares que foram instalados na BR 354, na região do Alto do Paranaíba, até então, já causou muita confusão aos motoristas que passam diariamente pelo local. Recentemente, as placas foram implantadas e em breve, os radares estarão funcionando. Os aparelhos de radares fixos foram implantados ao longo dos quase 200 quilômetros da rodovia, no trecho que liga a cidade de Patos de Minas até o entroncamento de acesso da BR 262. Somente de Lagoa Formosa a Patos de Minas, num espaço de 20 quilômetros de extensão, o percurso contará com quatro radares. O controle de velocidade é uma inciativa do DNIT, o principal objetivo dos fiscalizadores eletrônicos é manter a segurança dos condutores de veículos automotores. Em todo o mundo, diversos estudos comprovam as vantagens da redução da velocidade para um trânsito mais seguro.

Os radares fixos, ou redutores eletrônicos de velocidade que serão instalados MG 354 no ano de 2015, se juntaram aos inúmeros aparelhos já existentes na rodovia. Em conversa com um motorista que trafega diariamente pela BR, o mesmo disse que não concorda com a implantação de tantos radares e que acredita ser uma forma de tirar dinheiro do bolso de motoristas desavisados ou despercebidos, sendo que em alguns trechos os radares foram colocados a menos de 05 (cinco) quilômetros um do outro. Indignado o condutor diz que para reduzir velocidade o melhor é “quebra-molas” e não radares, sendo que no primeiro caso o veículo é obrigado a diminuir e não paga multa, acrescenta. De Carmo do Paranaíba a Patos de Minas três novos radares estarão fiscalizando os veículos que trafegam pela MG 354.

Eles estão sendo implantados próximo a Ponte do Córrego São Bartolomeu, na entrada para o Distrito de Monjolinho e na região de São Bento. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual, os radares fixos, consistem em placas de leitura que são instaladas dentro da camada asfáltica da rodovia. Os veículos passam sobre essas placas que emitem os sinais para uma central, quando os automóveis estão em velocidade acima da permitida. Nesse momento as câmeras fixadas em postes às margens da rodovia fotografam os veículos infratores e as multas são geradas de acordo com a velocidade que excede a permitida pelo local. Segundo a PRV, uma empresa credenciada faz a instalação dos aparelhos ao longo da rodovia e logo em seguida fixa os postes com as filmadoras que são as responsáveis por fotografar os veículos que passam acima da velocidade permitida.

Na sequência o IPEM (Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais) que é o órgão responsável por fazer a supervisão dos radares, passa a conferir todo trabalho que foi realizado e estando tudo certo, o mesmo órgão libera o funcionamento em definitivo dos “pardais”. De acordo com o DNIT, o principal objetivo dos fiscalizadores eletrônicos é manter a segurança dos condutores de veículos automotores.

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




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