Após quatro meses de tempo seco chuvas devem chegar em Lagoa Formosa nos próximos dias

Notícias | Mundo

28 Setembro, 2017

0

Após quatro meses de tempo seco chuvas devem chegar em Lagoa Formosa nos próximos dias


Segundo as previsões, o fim da “seca” está próximo. Os institutos meteorológicos mostram possibilidade de chuvas significativas para este fim de semana. Neste mês de setembro, Lagoa Formosa atingiu a marca de mais de 120 dias sem chuva.

De acordo com o CPTEC/IMPE e o Clima Tempo, a previsão de chuva em maior volume para Lagoa Formosa é para o sábado (30/09). O Clima Tempo prevê a possibilidade de 19mm de chuva neste dia, haverá sol com muitas nuvens e períodos de nublado, com chuva a qualquer momento sendo que a possibilidade é de 99%. A quantidade é considerada suficiente para pelo menos amenizar a baixa umidade do ar.

Existe também menor probabilidade e quantidade inferior de chuva em outros dias, na sexta (29/09), por exemplo, o volume provável é de 4mm, já no domingo (01/10) a probabilidade é de 5mm. A tendência é de que haja sol durante o dia com aumento de nuvens de manhã e pancadas de chuva podem ocorrer à tarde e à noite.

Em Lagoa Formosa, os córregos Sapé e Lavrado que abastecem a cidade estão com os níveis muito abaixo do normal, o que começa a preocupar as autoridades competentes, sendo que estes córregos são os responsáveis por acumularem a água da barragem “Norida Vieira”. Já o córrego Babilônia que passa pelo perímetro urbano da cidade, também atingiu o nível mais baixo dos últimos tempos.

Com a escassez das chuvas, as autoridades orientam a população para que façam uso responsável da água oferecida pelo Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE), uma vez que os córregos que abastecem a represa “Norida Vieira”, não possuem atualmente, volumes de água suficientes para manter por longo tempo de estiagem o abastecimento da cidade.

Por: Nayala Gontijo

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (16)

COMENTÁRIOS (0)