Aposentada de Presidente Olegário melhora renda com artesanato
Presidente Olegário – A aposentada Maria Tolentino Pacheco Pereira, conhecida como Dona Nininha, teve um aumento na renda da família na Fazenda Onça, com o artesanato. Ela fez cursos do SENAR, onde aprendeu a aplicar técnicas de bordado e pintura em tecido.
O SENAR já faz parte da vida de D. Nininha, há muito tempo. Por oito anos, ela foi instrutora do curso de Artesanato de Tecidos, ensinando o Corte e Costura para as comunidades rurais. Assim que deixou de ser instrutora, em 2001, ela começou a ser aluna dos treinamentos do SENAR.
Fez os cursos de Pintura em Tecidos; Bordados, Rendas e Congêneres e Artesanato de Tecidos (Patchwork). Com o que aprendeu, ela começou a produzir sacolas, panos de pratos, toalhas e trabalhos em outras peças como roupas e almofadas. Com criatividade, ela consegue produzir bem e comercializar tudo. Parte da produção é vendida em Presidente Olegário e outra parte -principalmente, os panos de prato - é comercializada na Feira em Belo Horizonte.
“Todos os cursos que fiz, têm muita utilidade. Quando estou bordando ou pintando, eu esqueço tudo. É uma higiene mental, comentou. A mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Presidente Olegário, Iolanda de Araújo Corrêa, observou que depoimentos como o de Dona Nininha, demonstram a importância do SENAR para o desenvolvimento das famílias rurais.
Fonte: SENAR