Aposentado cultiva verduras irrigadas aproveitando nascente d’água na cidade de Presidente Olegário
Enquanto a cidade cresce e as construções se multiplicam desordenadamente, José Jacinto Rodrigues, 60 anos, conhecido como “Nego Pintado” planta hortaliças, o que é até certo ponto comum em Presidente Olegário, mas um detalhe que chama a atenção é a quantidade de água que brota no terreno onde as plantas são cultivadas. Pai de quatro filhos, Nego Pintado mora com a esposa e tem como passa tempo principal a lida com as plantas.
Nego Pintado que foi impedido de trabalhar em serviços pesados por causa de problemas de saúde, vive praticamente de sua aposentadoria. Mas ele encontrou na plantação de hortaliças uma forma de ter uma renda extra. Com calma de quem sabe lidar com a terra, o aposentado cultiva alfaces, couves, cebolas, pimentas e até maracujá, tudo em um terreno que parece transplantado da zona rural para a área urbana do município.
A calmaria do local faz com que os problemas de saúde do senhor José Jacinto “Nego Pintado” sejam esquecidos “Aqui é meu mundo o meu melhor remédio, quando estou aqui nem vejo o tempo passar, as vezes minha mulher fica até preocupada, mas aqui esqueço de tudo e me dedico a plantar e colher” ressaltou com orgulho.
O local é privilegiado por nascentes de água que brotam em pleno perímetro urbano, em plena crise hídrica que o País está passando esta riqueza de água está praticamente no coração de Presidente Olegário. “Minha horta é toda irrigada por minas de água que nascem no meu terreno e no terreno de seu Orcine Xavier, aqui tem muita água e estou plantado árvores que ajudarão a preservar essa riqueza que temos que é a água, sem ela não somos nada” disse o cultivador de verduras.
Fonte: Vanderlei Gontijo