Aproximadamente 20 mil pessoas são esperadas nos cemitérios de Patos de Minas no dia de finados

Notícias | Cultura

01 Novembro, 2013

0

Aproximadamente 20 mil pessoas são esperadas nos cemitérios de Patos de Minas no dia de finados


Em razão do Dia de Finados, celebrado no 2º dia do mês de Novembro, milhares de pessoas devem passar pelos cemitérios da região para prestar homenagem aos seus entes queridos. Em Patos de Minas terá missa para homenagear aqueles que já se foram. Os cemitérios da cidade estarão abertos para visitações durante todo o dia. Estão sendo esperadas mais de 20 mil pessoas entre a Sexta-feira (01/11) e o Sábado (02/11). A Guarda Civil Municipal, o patrulhamento da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a fiscalização de trânsito darão apoio nos cemitérios.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Operações Urbanas, intensificou os serviços de manutenção para receber a população. Mas, durante todo o ano, os cemitérios de Patos de Minas recebem capinação, pintura, podas de árvores, remarcação de quadra, roçada, serviço de esgoto e limpeza geral.

Toda preparação na cidade foi iniciada na última semana do mês de Outubro, e tem a finalidade de proporcionar às pessoas que visitarem seus entes queridos no “Dia de Finados”, maior tranquilidade e paz num local apropriado. O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. Desde o século IV, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração de missas. A Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais não se lembrava.

A partir do século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

No dia de finados, as pessoas enfeitam os túmulos com flores, acendem velas e muitas mandam rezar missas pelos parentes que perderam. É um dia muito triste, pois através das homenagens feitas, as pessoas voltam a sofrer a dor da perda, entristecendo-se e até chorando por saudade. Esses sentimentos devem ser respeitados, pois não é fácil aprender a viver sentindo a falta de alguém que antes fazia parte de sua vida, que estava presente em tudo, que oferecia amor, dedicação e carinho. Com certeza, todas as pessoas sentem muito a ausência das pessoas que amam.

Fotos:Aldiéres Brito

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (14)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)