Arara Azul é resgatada em rodovia por motorista e entregue a PRF em Patos de Minas
Um motorista que trafegava pela BR- 365, resgatou na tarde deste domingo (14/12) uma arara azul (Anodorhynchus hyacinthinus). Ela foi encontrada as margens da BR 365 no KM 300 no município de São Gonçalo do Abaeté, com ferimentos em uma das asas a ave estava impossibilitada de voar sendo alvo fácil a predadores.
A Policia Rodoviária Federal encaminhou a ave a um médico veterinário para que fosse medicada e tratada. Posteriormente a ave deverá ser devolvida a seu habitat natural. A destruição do hábitat onde a arara azul se reproduz e a sua captura pelo comércio ilegal são os dois fatores que, combinados, a levaram ao risco de extinção.
A arara azul se distingue por voar em pares ou em grupo. No final da tarde elas se reúnem em locais chamados "dormitórios", que funcionam como "centros de troca de informação". As araras tem um alto grau de socialização: os casais, por exemplo, extremamente fiéis, dividem as tarefas de cuidar dos filhotes.
Ainda segundo informações da Policia, esse é o terceiro animal silvestre entregue na sede da PRF. No dia 17 de novembro foi resgatado um tucano com a asa quebrada, já no dia 02 de dezembro os militares resgataram um furão também com ferimentos. Todos os animais foram encaminhados a uma clinica veterinária para serem tratadas.
Fonte: Hamilton Amorim