Arrastão contra a dengue em Lagoa Formosa começa com desmanche de depósito de lixo clandestino no Bairro Rosário
A Prefeitura Municipal de Lagoa Formosa através da Secretaria de Meio Ambiente iniciou nesta Quinta-Feira (16/04) a operação “arrastão contra a dengue”. Um depósito de lixo clandestino na Rua José Bernardo, no Bairro Nossa Senhora do Rosário, foi demolido e o lugar foi vasculhado por tratores e retroescadeiras. Um senhor que estava recolhendo lixo e papelão e colocando indevidamente no lugar foi comunicado do serviço que seria feito na área, na tentativa de exterminar o mosquito transmissor da dengue. A cidade passa por um dos piores inícios de ano em se tratando de casos confirmados e casos suspeitos da doença. Os entulhos serão descartados em área autorizada fora da cidade e os bags com os papelões estão sendo levados para o aterro sanitário. Segundo a secretária de Meio Ambiente, ainda hoje (16) serão plantadas 10 mudas de Ipê no local para dar dar início a um reflorestamento no local. Há poucos metros do local onde foram retirados os lixos existe uma nascente.
De acordo com informações do prefeito municipal, José Wilson de Amorim, a cidade irá dar sequência no “arrastão contra a dengue” nesta Sexta-Feira (17/04). Ele conta que nem mesmo a prefeitura irá abrir. Todos os servidores municipais, professores da rede pública municipal, estadual, Polícia Militar do Meio Ambiente e voluntários se reunirão em frente à Prefeitura Municipal e seguirão de lá por todos os bairros da cidade. O aumento no número de casos de suspeitas de dengue nas duas últimas semanas na cidade de Lagoa Formosa é que fez com que ação fosse promovida. Em Lagoa Formosa de acordo com informações da Vigilância Epidemiológica em 2015 a cidade já soma aproximadamente 100 casos notificados e mais de 40 confirmados, sendo que o número é quatro vezes maior do que no ano de 2014.
A dengue é transmitida pela picada do mosquito fêmea Aedes Aegypti. Essas espécies picam durante o dia ou noite e suas larvas se proliferam em água parada, limpa ou suja. Por isso, a melhor forma de se evitar a Dengue é combater o mosquito, eliminando os focos de acúmulo de água. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito e inclui febre alta, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda de apetite, manchas avermelhadas pelo corpo, enjôo, vômitos, tonturas, cansaço extremo, dores intensas nos ossos e articulações.
Alguns pacientes podem evoluir para a forma grave da doença, a Dengue hemorrágica. Seus sintomas são sangramento pelo nariz, boca e gengivas, dor abdominal forte e contínua, choque, vômitos persistentes, pele fria e pálida, sonolência, confusão mental, dificuldade respiratória e até perda da consciência. É um quadro grave, que pode ser fatal, e, por isso, necessita de atendimento médico imediato. Não há tratamento específico para Dengue, apenas os que aliviam os sintomas. Deve-se ingerir muito líquido, como água, sucos, chás e soros caseiros e manter repouso absoluto. É proibido o uso de medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como Aspirina e AAS, pois podem causar hemorragias.
Fonte: Vanderlei Gontijo