Aspaa de Patos de Minas mobiliza protesto e acusa município de descaso com animais abandonados
A Associação de Proteção Animal e Ambiental de Patos de Minas (Aspaa) iniciou um protesto via telefone contra o descaso do município perante os animais abandonados. A ideia é que sejam realizadas várias ligações diárias para a sala do prefeito, até que o mesmo tome alguma providência. Os responsáveis pedem o apoio da população. Na tarde da última quarta-feira (30/12) a Prefeitura Municipal emitiu uma nota de esclarecimento sobreo assunto.
Segundo organizadores da mobilização, as castrações estão paralisadas desde o mês de setembro no Centro de Zoonoses. Acrescentam ainda que estas só eram realizadas até então porque a Aspaa em muitos casos asrcava com os custos dos medicamentos e materiais. Por fim, eles afirmam que a única veterinária capacitada para o procedimento foi retirada, restando apenas uma profissional não habilitada. “O município não vem assumindo a responsabilidade pelo problema e além de não fazer nada para que estes animais sejam corretamente recolhidos, castrados e adotados, dificultam o trabalho da Aspaa.”
Nessa quarta-feira (30), em nota, a Administração Municipal tentou esclarecer a situação. Conforme relatado, o Centro de Controle de Zoonoses não pode ser confundido com clínica veterinária ou abrigo para animais, além de não realizar castrações ou tratamentos de animais guardados por terceiros. A finalidade é apenas de monitorar animais suspeitos de estarem doentes. Quanto à médica veterinária, não há nada que desabone sua aptidão profissional. Entretanto, foi instaurado um processo administrativo com o objetivo de analisar a consistência dos fatos narrados.
Colaboração: Patos Já / Fotos: Arquivo Patos 1
Fonte: Chris Vieira