Associação dos Cafeicultores de Patos de Minas e região realiza posse da diretoria para o biênio 2013/2015
Realizado o lançamento e posse da diretoria da Associação dos Cafeicultores de Patos de Minas e Região (ACPMER) no estande da entidade na Agrofena, com a presença de produtores, parceiros e convidados. Tomaram posse, para o biênio 2013/2015, os produtores: Geraldo Azevedo França, presidente; Rogério Soares Correia, vice-presidente; Jorge Fernando Naimeg, 1º secretário; André Mazzi Nakao, 2º secretário; Marcos Antônio Nasser de Carvalho, 1º tesoureiro; Pedro Paulo Donizeti Fonseca, 2º tesoureiro; Francisco Pinheiro Campos e Ilmo Vergutz, conselheiros fiscais.
Prestigiando o evento e representando as entidades que apoiaram a criação da ACPMER: Cláudio Nasser de Carvalho, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas; Guilherme Lemos Silverio Xavier, fiscal federal agropecuário da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado de Minas Gerais (SFA-MG/Mapa); Juliano Tarabal, diretor de Marketing da Federação dos Cafeicultores do Cerrado; Marcos Geraldo Alves da Silva, coordenador da Regional Triângulo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG); Sérgio Coelho, gerente regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar-MG); Márcio Ribeiro da Fonseca, fiscal agropecuário do Instituto Mineiro de Agropecuária (Ima).
Em seu discurso, o presidente da ACPMER, Geraldo França, destacou a importância da cafeicultura no Estado, no qual Patos de Minas detém um dos maiores PIBs do setor, e agradeceu o apoio dos governos Estadual e Municipal, do Sindicato dos Produtores Rurais, da Expocaccer e da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, entre outras instituições. Afirmou que a Associação surge para quebrar paradigmas, promovendo o consumo local do café de altíssima qualidade produzido na região. Em sua mensagem, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Cláudio Nasser, disse que “classe que não se une e não se organiza não merece crescer sendo, portanto, mais que oportuna essa união dos cafeicultores, pois Patos de Minas possui agricultura pujante e produtores competentes”. Frisou também que o lançamento da entidade, com um grupo seleto como o que compõe a sua diretoria, irá apoiar e fortalecer o excelente trabalho que já vem sendo realizado pela Expocaccer no fortalecimento da cadeia produtiva do café.
A Associação foi criada por iniciativa de um grupo de cafeicultores de Patos de Minas, com o objetivo principal de promover o café produzido no município e na região, ofertando uma bebida de muita qualidade ao mercado local. A proposta dos cafeicultores foi abraçada por diversas entidades, cujo apoio veio a ser fundamental para viabilizar a entidade: Expocaccer, Emater-MG, Epamig, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Ima, Prefeitura Municipal de Patos de Minas, Sebrae-MG e Sindicato dos Produtores Rurais.
Segundo o técnico Marcos Geraldo Alves da Silva, o apoio da Regional Triângulo do Sebrae será intensivo na consolidação da proposta, por meio do incremento dos programas da instituição no segmento do café direcionados para o Cerrado mineiro.
A ACPMER disponibiliza uma equipe de baristas, em seu espaço, durante todos os dias da 3ª Agrofena. Mais informações sobre a Associação poderão ser obtidas com o presidente da entidade, Geraldo França e com os demais diretores empossados.
Na foto, da esquerda para a direita: Marcos Silva (Sebrae), Sérgio Coelho (Senar), Cláudio Nasser (Sindicato), Geraldo França (presidente ACPMER), Rogério Correia (vice-presidente), Jorge Naimeg (1º secretário), André Nakao (2º secretário), Marcos Antônio Nasser (1º tesoureiro), Ilmo Vergutz (conselheiro fiscal), Guilherme Xavier (SFA/Mapa), Márcio Fonseca (Ima) e Juliano Tarabal (Federação dos Cafeicultores do Cerrado). Ausentes no registro: Pedro Fonseca (2º tesoureiro) e Francisco Campos (conselheiro fiscal).
Fonte: Vanderlei Gontijo