Associação Paralímpica de Patos de Minas disponibiliza vagas para pessoas com deficiência
A Associação Paralímpica Patense (APP) está disponibilizando vagas para pessoas com deficiência que queiram praticar esportes paraolímpicos nas modalidades Basquete em Cadeiras de Rodas, Natação e Atletismo. A associação desenvolve várias atividades esportivas com o apoio da DB e do UNIPAM. É de grande estimulo para as pessoas com deficiências que se interesse em aprender e competir na paraolimpíada que vai acontecer no Brasil em 2016.
No Brasil, hoje são 20 modalidades esportivas destinadas a deficientes físicos do sexo masculino e feminino e existe uma classificação funcional para todas as modalidades e os atletas são classificados em cada modalidade de acordo com seu comprometimento físico-motor. Para cada tipo de deficiência, existem modalidades possíveis, como é o caso de pessoas com deficiência visual, que podem praticar futebol, goalball ou judô.
O diretor de Projetos da APP ( Associação Paraolímpica Patense) Sívio Ribeiro, disse que as pessoas com deficiências precisam aprender a lidar com as limitações físicas, mas que também é preciso acreditar em suas capacidades, principalmente quando o assunto é esporte. Sílvio que é atleta da equipe de Basquete de cadeirantes do UNIPAM DB, diz que várias coisas estão mudando em relação aos deficientes, mas que ainda há preconceito em relação à incapacidade nas áreas de trabalho, esporte, cultura e Sociabilidade.
As deficiências aceitas nos esportes paraolímpicos vão desde paralisia cerebral, amputação de algum membro do corpo até a cegueira completa. A única exceção é para deficientes auditivos, que participam de atividades esportivas convencionais. A única modalidade em que os atletas são categorizados por peso corporal é no halterofilismo convencional.
Os treinos acontecem no Centro Universitário de Patos de Minas UNIPAM e é totalmente gratuito. Os interessados podem obter maiores informações pelo e-mail appatense@hotmail.com ou pelo Facebook do Unipam – Patos Basquete
Fonte: Letícia Teixeira