Até o momento Minas Gerais registra aproximadamente 7.000 casos de dengue em 2013

Notícias | Saúde

26 Janeiro, 2013

0

Até o momento Minas Gerais registra aproximadamente 7.000 casos de dengue em 2013


O primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2013 foi divulgado no dia (17/01), onde o ano mal começou e o estado de Minas Gerais já registra 6.525 casos de dengue. Entre os meses de novembro e maio, historicamente observa-se maior concentração no número de casos de dengue notificados em função das condições climáticas favoráveis, como o aumento das chuvas em todo território mineiro.

Ano passado foram notificados 43.995 casos de dengue no estado, sendo 12 óbitos por dengue grave (hemorrágica). Até o momento, não foi registrado nenhum óbito no ano de 2013. A Assessora de Comunicação Social da Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas, Lilian Cunha e a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais ressaltam que estamos num período endêmico e a população deve colaborar para prevenir a doença, pois só depende da população para que a doença não vire uma epidemia. 

Lilian informa para a reportagem do Portal Patos 1, que aproximadamente a 3 anos em Patos de Minas e na região não há vítimas fatais da doença e pede o esforço da população para que isto não aconteça. Também informou que em Patos e região, até o último boletim epidemiológico registrou apenas 1 caso de dengue em 2013.  E é fundamental à participação da população no controle da dengue. 

As pesquisas mais recentes apontam que mais de 80% dos focos de Aedes aegypti encontram-se dentro dos domicílios, mostrando o descuido da população. Também tiveram focos de dengue em lotes vagos, mas nem tanto como nas residência, o que deixa claro a falta de conscientização da sociedade. 

Fonte: Letícia Teixeira | Fotos: Arquivo

Letícia Teixeira

leticia@patos1.com.br




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)