Ato cívico marca comemoração de 152 anos de emancipação política de Patos de Minas

Notícias | Política

29 Fevereiro, 2020

0

Ato cívico marca comemoração de 152 anos de emancipação política de Patos de Minas


A ideia principal foi a de destacar a importância histórica do município. As atividades tiveram inicio ainda na quinta-feira (27) e encerram hoje, sábado (29), dia em que se comemora 152 anos de emancipação política de Patos de Minas e instalação da Câmara Municipal.  Ás 8:00hs foi realizada uma sessão cívica em frente ao antigo Fórum, atual sede da Secretária Municipal de Educação onde foi feito o hasteamento das bandeiras do Brasil, Minas do e Patos de Minas, acompanhados pela execução dos hinos brasileiro e do município.

O evento realizado pela Prefeitura e a Câmara dos Vereadores contou com presença de autoridades municipais, estudantes e público em geral. Alunos e professores do Conservatório Municipal Galdina Corrêa da Costa Rodrigues e do grupo Trovadores ao Luar fizeram uma apresentação musical. Uma das convidadas foi à senhora Maria Elisiária de Souza Bonfim Maciel-Sinhá, neta de Major Jerônimo, vereador mais votado à época e que se tornou também o primeiro administrador do município, o que equivalia ao cargo de prefeito.

De acordo com o historiador e diretor de patrimônio histórico do município, Geenes Alves Valentin, dia 29 de fevereiro de 1868 representa a independência política da Vila de Santo Antônio dos Patos, quando a localidade foi elevada à condição de município, tornando-se emancipada de Patrocinio e capacitada a se desenvolver de modo independente com a inauguração da Casa de Câmara e Cadeia e empossados os vereadores eleitos à ocasião. Ainda de acordo com o historiador, 24 de maio comemora-se anualmente o aniversário da cidade de Patos de Minas.

Por: redação Clube Notícia 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (4)

COMENTÁRIOS (0)