Audiência pública discute situação de moradores de rua na cidade de Patos de Minas

Notícias | Mundo

14 Novembro, 2013

0

Audiência pública discute situação de moradores de rua na cidade de Patos de Minas


Uma audiência pública nesta Quinta-Feira (14/11) irá discutir com moradores, autoridades e comerciantes, o crescimento no número de moradores de rua cidade de Patos de Minas. Um dos pontos mais críticos é o entorno do mercado municipal, onde comerciantes e passageiros de ônibus já não sabem o que fazer para fugir da perseguição dos pedintes. Eles estão sempre sujos, drogados ou alcoolizados e às vezes chegam a ameaçar as pessoas que se recusam a dar dinheiro para os mesmos. Com os fundos arrecadados com as esmolas, eles compram “cachaça” e drogas. População e comerciantes pedem providencias imediatas das autoridades.

Os comerciantes do entorno do mercado municipal atualmente são os mais incomodados pelos andarilhos e moradores de rua. Um deles disse à reportagem do Patos1 Notícias, que eles chegam aos estabelecimentos comerciais e ameaçam quebrar móveis e vitrines se não ganharem dinheiro para comprar drogas e bebidas alcoólicas. Os moradores de rua colocam as mãos por debaixo das camisas e como se estivessem armados, fala que se não der dinheiro eles vão quebrar o comercio da gente, ressalta indignado um comerciante da praça do mercado municipal em Patos de Minas.

Já na praça da antiga rodoviária eles chegam a montar uma espécie de "fornalha" e tranquilamente cozinham seus alimentos no local. Os moradores de rua, inclusive, chamam outros que passam pelo local para o "almoço". O fato tem se tornando uma preocupação constante tanto para a sociedade quanto para a administração municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Social. Uma assistente precisou da ajuda da Polícia Militar, para conseguir informações com alguns moradores de rua. A luta é para encontrar uma solução para os mesmos, que ficam nas principais praças públicas da cidade. Nesta manhã de Quinta-Feira (07/11) alguns pedintes desacataram a Policiais Militares e assistentes sociais e foram encaminhados para a Delegacia.

Várias ações já foram tentadas em Patos de Minas para tentar achar uma solução para o problema, mas até agora nenhuma surtiu o efeito desejado. O maior problema encontrado pelas assistentes sociais é o fato de que a maioria dos pedintes não quer sair das ruas. São várias as entidades assistenciais que auxiliam crianças, adolescentes, idosos, usuários de drogas, moradores de ruas, além de outros necessitados. A audiência pública desta Quarta-Feira (14/11) tentará mais uma vez achar uma solução para o caso antes que o mesmo se torne uma epidemia. A reunião está marcada para as 19h00 na Câmara Municipal.

 

Fonte: Vanderlei Gontijo




Galeria de Fotos (23)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)